domingo, 29 de dezembro de 2019

COMO LER LIVROS [Resenha]


De acordo com os professores Mortimer J. Adler e Charles Van Doren, as escolas não ensinam as competências de leitura de alto nível necessárias para se desfrutar tanto de livros informativos como instrucionais. Você também precisa dessas habilidades para lidar com livros que vão além da sua compreensão. Esses mesmos livros, segundo os autores, garantem os insights mais profundos e duradouros. Adler e Van Doren delineiam uma abordagem sistemática para ajudar você a construir e sustentar novas capacidades de leitura. Estas habilidades vão ajudar você a se conectar às obras mais difíceis, complexas ou de níveis múltiplos. Para os autores, um livro “consiste da linguagem escrita por alguém com o objetivo de comunicar algo para você”. [1]

Um livro que ensina como ler livros. A proposta do autor, um dos maiores tomistas das últimas décadas, era necessária na época e, ainda mais, se faz necessária hoje. Uma rápida reflexão sobre o tema e pode-se concluir que há muito tempo as pessoas leem mal, quando leem.

A leitura do livro, do começo ao fim, é agradável. O autor tem uma escrita suave, direta e simples. No decorrer dos capítulos pode-se encontrar um ou outro termo ou palavra que não esteja presente no vocabulário popular, mas o uso de um dicionário é praticamente dispensável.

O livro divide-se em quatro partes.

(1) leitura elementar ou rudimentar, sugere que a pessoa se alfabetizou, aprendeu os rudimentos de arte de ler e recebeu o treinamento básico para a leitura; nesse nível a pergunta-chave a ser respondida é “O que a frase diz?”.

(2) leitura inspecional ou pré-leitura, tem como fator principal o tempo, pois essa leitura pressupõe determinado período no qual temos de ler certos trechos para extrair o máximo do livro; é a arte de folheá-lo sistematicamente, examinando sua superfície. As perguntas-chave são: “O livro é sobre o quê?”, “Qual é a estrutura do livro” e “Que tipo de livro é este?”.

(3) leitura analítica, é aquele em que a atividade é mais complexa e sistemática, quando comparada aos anteriores; depende das dificuldades do livro a ser lido e pode exigir muito ou pouco do leitor; trata-se da leitura completa, a melhor possível num período de tempo ilimitado. Ela suscita muitas perguntas, segundo o tipo de livro que se tem em mãos (elencadas na Parte 2 do livro).

(4) leitura sintópica, é o tipo mais complexo, e também pode ser encarado como uma leitura comparativa, pois implica muitos livros, ordenados em relação a um assunto determinado. Vai além da comparação, pois habilita o leitor a fazer uma análise que talvez não esteja em nenhum dos livros. É o nível mais ativo, trabalhoso e, portanto, o mais compensador de leitura.

Após ler esse livro, algumas conclusões e indagações surgem. O primeiro ponto, já citado no primeiro parágrafo, é que as pessoas leem muito mal. Ainda mais nos dias de hoje, onde a leitura precisa ser algo rápido. O segundo ponto é como a escola, nos moldes atuais, atrofia ainda mais a nossa habilidade prévia de ler, o que implica anos mais tarde em universitários analfabetos funcionais. Adler, como um tomista renomado, traz a proposta de se resgatar a tradição de ler bem. Embasado em uma filosofia vilmente esquecida, o tomismo, ele traz uma estrutura de reflexão sobre a ação que não vemos hoje em dia. Dificilmente alguém lerá esse livro e não refletirá sobre seus próprios hábitos de leitura da próxima ver que tatear um livro. [2]

No final do livro, encontramos uma lista de leituras recomendadas. A lista está em ordem alfabética de acordo com o nome do autor e a obra ou obras indicadas. Há também exercícios e testes referentes aos quatro níveis de leitura. Os testes são bem completos e acredito que devam ajudar realmente. Não fiz nenhum!

O livro traz muita informação. Impossível não aprendermos algo. Um livro para ser lido e estudado muitas vezes ao longo da vida. Recomendo para quem quer aperfeiçoar seus níveis de leitura, para quem quer estudar melhor, para quem faz algum curso e para quem quer pesquisar algo.[3]
_____________
ADLER, Mortimer J. Como ler livros: um guia clássico para a leitura inteligente. São Paulo, SP: É realizações, 2010.


Créditos
[1] https://www.getabstract.com/pt/resumo/como-ler-livros/26123
[2] https://medium.com/@raulfoliv/resenha-do-livro-como-ler-livros-do-autor-mortimer-adler-bd016bbc1610
[3] https://www.lelendolido.com.br/2016/04/resenha-34-como-ler-livros-mortimer-j.html

Nenhum comentário: