domingo, 29 de dezembro de 2019

PAULO, O ESPÍRITO E O POVO DE DEUS [Resenha]


Lançada por Vida Nova, esta obra do erudito pentecostal Gordon Fee, resumo de sua grande obra “God’s Empowering Presence” [A presença capacitadora de Deus] “sem as mais de setecentas páginas de exegese” (como diz o autor), é fundamental na área da pneumatologia paulina.

O autor afirma que Para Paulo, a presença do espírito como experiência e realidade viva é uma questão fundamental para a vida cristã, do início ao fim. O segredo do sucesso dos primeiros crentes na cultura em que estavam inseridos estava nas “boas-novas” centradas na vida, na morte e na ressurreição de Jesus assim como na experiência com o Espírito, que fez da obra de Cristo uma realidade poderosa naquelas vidas. Para que a igreja seja eficaz em nosso mundo pós-moderno, precisamos procurar restabelecer a perspectiva de Paulo: o Espírito como a volta da presença pessoal do próprio Deus entre nós, experiencial e capacitadora, que nos dá condições de viver como povo radicalmente escatológico no mundo atual, enquanto esperamos a consumação.

Em sua análise o autor afirma que atualmente o Espírito Santo tem sido deixado á margem tanto da ala pentecostal como da ala tradicional histórico, mostrando assim que a comunidade da fé não está seguindo as pegadas da Igreja Primitiva que viveu sobre a direção do Espírito Santo.

Para Fee o sucesso da Igreja Incipiente não estava na sua metodologia, mas na presença do Espírito Santo que os fortalecia para a boa obra de Cristo. Gordon Fee nos convida então para lermos novamente os escritos do Apóstolo Paulo e identificarmos o papel decisivo do Espírito Santo em sua vida e pensamento, bem como na vida de suas igrejas.

O livro, além do prefácio e introdução, contém quinze capítulos. No final há um apêndice polêmico sobre “Paulo, o batismo do Espírito e o batismo em água”. O livro é um convite feito pelo autor para revisitarmos os escritos de Paulo, com o fim de observar o papel fundamental do Espírito na vida e no pensamento do apóstolo, bem como na vida de suas igrejas.

Ainda que não concorde com algumas questões periféricas do argumento de Fee, este é, com certeza, um dos livros mais importantes que li sobre a doutrina do Espírito Santo. A ênfase de Fee na obra do Espírito na comunidade é revigorante, assim como sua compreensão trinitária da teologia do apóstolo Paulo. Que o Espírito Santo continue a agir com poder, para a glória do Pai e do Filho e a renovação da igreja!
__________
FEE, Gordon D. Paulo, o Espírito e o povo de Deus. São Paulo, SP: Vida Nova, 2015. 256p.

Nenhum comentário: