A universidade passou a representar, depois do Iluminismo, um desafio à fé dos jovens cristãos ingressantes, com sua visão naturalista de mundo, influenciada pelo evolucionismo e pelo marxismo, abrindo uma dicotomia que antes não existia entre fé e ciência.
A relevância da educação escolar cristã reside aqui, em ser capaz de oferecer aos jovens não somente um ensino de qualidade como também uma visão cristã de mundo que os ajude a interagir, de maneira crítica, com a visão naturalista ateia-marxista que hoje domina os meios acadêmicos.
Na presente obra, Solano Portela mostra esta importância e a necessidade de se enfatizar a educação escolar cristã. O livro contém o desenvolvimento do pensamento do autor sobre o tema, cujo interesse e pesquisas remontam à publicação do livreto originalmente publicado pela Editora FIEL, “Educação Cristã?”, publicado em meados dos anos 1980. Alicerçado em uma cosmovisão cristã, o autor apresenta diversos ensaios sobre o cenário atual no campo educacional, abordando o construtivismo, o perigo dos livros didáticos, mostrando a diferença de uma verdadeira educação cristã. Apresenta, também, a didática de Cristo, a questão da cultura e educação, culminando com uma proposta aos educadores cristãos de uma pedagogia redentiva.
Com a clareza e a riqueza de informações que caracterizam o seu estilo de escritor, Solano Portela nos oferece uma visão ampla do campo aberto para a educação escolar cristã no Brasil e os desafios que a mesma enfrenta, encorajando-nos a investir nela como um mandato que os cristãos receberam de Deus.
O livro é dividido em três grandes partes que relatam: a) O Cenário: como se encontra o atual cenário da educação no Brasil, tanto secular quanto religiosa, principalmente orientada pelas teorias construtivistas; b) O Contraste: a plausibilidade da educação escolar cristã como uma alternativa; c) A Proposta: uma proposição para o desenvolvimento de uma pedagogia para a educação escolar cristã, chamada de “Pedagogia Redentiva”.
A primeira parte faz uma avaliação bastante pertinente do Construtivismo e sua influência na educação brasileira nas últimas três décadas. Nesta seção o autor demonstra que a proposta pedagógica predominante na educação brasileira é muito mais do que uma metodologia de educação e que não pode ser tomada como algo neutro e estéril para ser aplicado em qualquer contexto. Antes, é uma filosofia que contém uma série de contradições fundamentais com os princípios da fé cristã que encontramos nas Escrituras. Os conceitos fundamentais de Piaget, Emília Ferreiro e de vários pensadores brasileiros são avaliados à luz dos conceitos bíblicos da epistemologia e de seu sistema de valores. Dentre seus 20 capítulos, encontramos vários temas que incluem a avaliação de alguns materiais didáticos e suas filosofias anticristãs. A seção serve como um chamado à reflexão por parte dos pais, educadores e escolas cristãs que querem de fato promover uma educação de excelência que tenha fundamentos numa cosmovisão bíblica sobre a vida e o mundo.
A segunda parte do livro labora sobre a educação escolar cristã como uma alternativa, partindo do princípio de que a Bíblia nos apresenta uma visão unificada da vida que deve servir como base para a educação praticada pelo cristianismo em geral e pelas escolas cristãs em particular. A seção trata de definir o que é a educação escolar cristã, quais são seus parâmetros e como ela se constitui a partir de uma cosmovisão cristã. Neste ponto o autor faz uma descrição da aplicação do conceito de educação cristã escolar para as grandes áreas do conhecimento, demonstrando como cada uma delas deve ser compreendida e ensinada a partir das Escrituras: a matemática, ciência, saúde, geografia, história, sociedade, governo, economia, cultura e arte e tecnologia. Dentre os capítulos encontramos tratados os temas da didática de Jesus, limites, a missão da escola e do educador e seu papel na cultura.
A última parte trata da Pedagogia Redentiva traçando as suas definições e tarefas fundamentais. Trabalhando sobre os principais atores e ideias da pedagogia praticada no Brasil, Solano caminha para uma proposta que avalia os caminhos seguidos até o momento avaliando em que pontos são possíveis o diálogo entre a pedagogia em geral e a proposta de uma pedagogia que leve, de fato, em consideração os pressupostos do cristianismo histórico conforme compreendido a partir das Escrituras. Os principais temas abordados são a complexidade, transversalidade e transdisciplinaridade, individualidade, pilares da educação, construtivismo, pedagogias de Paulo Freire e males sociais. O livro é concluído com uma breve seção que abre o caminho para as próximas pesquisas e desafios que se encontram no caminho dos educadores cristãos brasileiros.
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PORTELA NETO, Francisco Solano. O que estão ensinando aos nossos filhos?: uma avaliação crítica da pedagogia contemporânea apresentando a resposta da educação escolar cristã. São José dos Campos, SP: Editora Fiel, 2012.
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