quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

AS 5 LINGUAGENS DO PERDÃO [Resenha]


“Amar é nunca ter de pedir perdão”. Essa frase, ainda na moda, é do filme Love Story, de 1970. Trata-se de uma inversão de valores, pois tomar a iniciativa de pedir perdão é demonstração de respeito, carinho, maturidade espiritual e psicológica. Mas como saber o jeito certo de se desculpar? Como ter certeza de que o pedido de perdão transmitirá sinceridade e sensibilizará a parte prejudicada?

Em As cinco linguagens do perdão, os experientes conselheiros Gary Chapman e Jennifer M. Thomas abordam com competência este delicado e importante processo nos relacionamentos: o pedido de perdão — talvez o mais difícil, por envolver humildade e coragem, além de imprevisibilidade do resultado. Eles analisam dezenas de casos e relatos, apontam as principais barreiras, identificam as cinco áreas de maior sensibilidade das pessoas e oferecem orientação prática para obter a cura pessoal e o restabelecimento das relações

Fruto de intensas pesquisas sobre a importância de pedir perdão de maneira efetiva, “As Cinco Linguagens do Perdão” trazem maneiras de reconstruir relacionamentos desgastados e uma curiosa constatação: o perdão não tem o mesmo significado para todas as pessoas. Isso acontece porque os seres humanos possuem diferentes “linguagens” para pedir desculpas.

Os autores afirmam que “nosso objetivo é que, ao ler este livro, você consiga ouvir uma voz e dois corações batendo juntos no esforço de transmitir uma mensagem que ambos acreditamos ter enorme potencial de intensificar relacionamentos conjugais.”

O livro, além dos agradecimentos, introdução, apêndice, questionários e notas, possui doze capítulos, divididos em duas partes. Na primeira metade desta obra, contem cinco capítulos onde são identificados e descritos cada uma das cinco linguagens do amor na hora de pedir perdão. Na outra metade, o leitor vai encontrar conceitos que podem fortalecer relacionamentos no casamento, na criação de filhos, nas interações familiares, no namoro e até no ambiente de trabalho.

Sobre os autores:
Gary Chapman escreveu quase duas dezenas de livros, vários deles publicados em língua portuguesa pela Editora Mundo Cristão, entre os quais As cinco linguagens do amor, obra que já alcançou marcas históricas de vendagem e ocupa há anos as posições mais privilegiadas das listas de best-sellers cristãos.

Jennifer M. Thomas é Ph.D. em Psicologia Clínica pela Universidade de Maryland e membro da Associates in Christian Counselling, organização especializada em aconselhamento cristão. Realizou pesquisas em várias áreas do relacionamento familiar, profissional e social.
_____________________
CHAPMAN, Gary. As 5 Linguagens do Perdão. São Paulo, SP: Mundo Cristão, 2019. 208p.

Nenhum comentário: