sábado, 18 de janeiro de 2020

A FAMÍLIA EM MEIO A TORMENTA [Resenha]


“Família”: o que vem à mente quando é dita essa pequena palavra? Ela representa algo muito maior, é a simbologia de um ambiente seguro, carregado de amor, alegria e união e onde, de vez em quando, pode haver desavenças, crises ou decepções. Porém, independentemente das experiências que se vivem no âmbito familiar, é importante conhecer o verdadeiro valor que ela possui e saber que a família é um plano de Deus e a base sólida para o crescimento nas diversas áreas da vida. Diante dessa realidade, o que fazer para tornar o relacionamento familiar uma fonte apenas de gratificação e aprendizado?

Justamente para falar sobre esse assunto, Russell Moore, presidente da Comissão de Ética e Liberdade Religiosa da Convenção Batista do Sul dos Estados Unidos, lança no Brasil o livro A família em meio à tormenta: Como a cruz redefine o lar, publicado pela Editora Mundo Cristão. A obra traz uma abordagem inovadora para entender a complexidade da relação familiar e elucida verdades tocantes sobre a maravilhosa potenciação da transformação.

O livro é composto por 14 capitulos onde o autor aborda temas cruciais, como: casamento, sexualidade, criação de filhos, traumas e tensões familiares, envelhecimento e fé. Entre esses tópicos citados, Moore expõe conselhos úteis para que o leitor consiga lidar de forma apropriada com as diferentes situações que dinamizam a interação entre parentes. Altamente sincero, ao compartilhar as frustrações e experiências do lar, Russell lembra que a graça de Deus desmistifica a família como ideal de perfeição e a coloca em seu lugar: uma vivência única marcada pela vulnerabilidade, mas que pode ser redimida pelo amor em Cristo.

O caminho da cruz leva para casa. A luz ainda brilha na escuridão, mesmo que as trevas tentem vencê-la. Não importam as tempestades que você enfrenta agora, você pode sobreviver. Se escutar com cuidado, mesmo durante os momentos mais assustadores e sombrios, conseguirá ouvir a voz do galileu dizendo: “Silêncio! Aquiete-se!”. (p.278)

Ainda, o autor conta relatos de sua própria jornada e divide com os leitores uma série de histórias reais que colocam em evidência a importância de um olhar mais atento em relação à maneira de interpretar e solucionar os dilemas do cotidiano. Cuidadosamente contextualizado, A família em meio à tormenta vem repleto de princípios bíblicos e insights práticos sobre questões indispensáveis, tudo para que, quem o ler, vire um agente de mudança em meio às situações que, vez ou outra, todos precisam enfrentar ao conviver com os entes queridos.

Premiado como o livro do ano de 2019 pela revista Christianity Today, A família em meio à tormenta é leitura indicada a pais, mães, pastores, líderes de ministérios e a toda e qualquer pessoa que entenda a importância da construção de famílias sólidas, preparadas e conscientes de sua influência nessa e nas próximas gerações. Uma obra riquíssima para quem não quer ficar no raso, mas, sim, aprender a ir mais fundo e a desfrutar de todos os benefícios do relacionamento familiar, fazendo dele uma fonte de vitalidade e sabedoria para a caminhada.


SINOPSE DO LIVRO A FAMÍLIA EM MEIO À TORMENTA:
Livro do ano de 2019 pela revista Christianity Today A família pode ser a fonte de algumas das experiências humanas mais gratificantes e, ao mesmo tempo, pode nos despedaçar. Pode nos tornar quem somos, e também partir nosso coração. Por que esse arranjo social exerce tanto poder, para o bem ou para o mal, sobre nós?

A família em meio à tormenta traz uma abordagem inovadora para entender a complexidade da relação familiar. A experiência de alegria e dor nos remete à cruz e, à medida que ela se torna referência para a família, somos capazes de resistir às tormentas próprias desse convívio. Sua família, seja ela qual for, o abençoará de tantas formas que talvez você nem se dê conta em meio à agitação das muitas obrigações do momento. Pare e observe essas bênçãos. Ouça o que Deus está lhe dizendo por meio dos membros de sua família. Eles o levarão aonde você nunca esperou ir. Mas não há razão para temer. O caminho à sua frente é o caminho da cruz.

Russell Moore Ao compartilhar fracassos e falhas na experiência familiar, nos lembra de que a graça de Deus desmitifica a família como ideal de perfeição e a coloca em seu devido lugar: uma experiência única marcada pela vulnerabilidade, mas que pode ser redimida pela cruz.

Sobre o autor: Russell Moore é presidente da Comissão de Ética e Liberdade Religiosa da Convenção Batista do Sul dos Estados Unidos. Ele serviu como diretor do Seminário Teológico do Sul dos Estados Unidos, em Louisville, no Kentucky. É casado com Maria e pai de cinco filhos.
_____________
MOORE, Russel. A Família em Meio à Tormenta: Como a cruz redefine o lar. São Paulo, SP: Editora Mundo Cristão, 2019. 288p.

Nenhum comentário: