sábado, 14 de dezembro de 2019

CÓDIGO DE HONRA [Resenha]


Caráter não é nada mais do que a soma dos princípios que carregamos e que norteiam nossas decisões e atitudes na vida. São os atributos intelectuais e morais, bons ou maus, que nos definem como indivíduos. O bom caráter se refere à virtude, à ética, à autodisciplina e ao conjunto de qualidades da pessoa. Também se refere à moralidade que adotamos. Quando uma pessoa apresenta bom caráter, ela se recusa a negar os seus princípios, não importa o que os outros digam ou façam. A Bíblia diz que esse tipo de caráter, reto, é muito precioso aos olhos de Deus. Esse é o caráter que o Senhor aprova.

Deus nos chama para viver por princípios, e não por sentimentos. A emoção nunca pode se sobrepor à razão, para que não violemos os princípios pelos quais Deus exige que vivamos.

Por maior que seja o preço a se pagar para desenvolver um caráter aprovado, a recompensa sempre valerá a pena, pois nada de bom pode ser prazeroso e durável sem um bom caráter. Se hoje você busca excelência no caráter, lembre-se de que ela é resultado de perseverança e posicionamento em períodos árduos, quando você é moldado pela rejeição, pelas pressões e pelas dificuldades que edificaram seu caráter. Talvez muitas pessoas querem viver o que você vive, mas quantas estariam dispostas a pagar o preço que você pagou para chegar ao patamar de caráter que alcançou?

Caráter compromete tudo o que diz respeito a postura, decisões, palavras, ações, atitudes, metas e relacionamentos. Logo, se antes de tudo não consertarmos nosso caráter, experimentaremos inevitavelmente apenas o fracasso. Começaremos a construir, mas destruirão nossa construção; edificaremos algo, e alguém virá e o roubará de nós; concluiremos uma obra e veremos que o esforço foi em vão.

Esta obra trata dos pilares que formam um homem de caráter aprovado, como modo de estimular a reflexão e o autoconhecimento – oferecendo subsídios para essa construção, buscando trabalhar o que está deficiente, preservando o que está bem e aprimorando o que pode ser melhorado.

Além dos agradecimentos, prefácio e introdução, o livro possui 12 capítulos. Os dois primeiros falam acerca do conceito do amor que é a base sobre qual todo caráter excelente se sustenta. Os outros dez capítulos irão abordar sobre os pilares que dão sustentação a um caráter aprovado – Integridade, santidade, serviços bondade, misericórdia, justiça, lealdade, honra e verdade.
______________
SEIXAS, Rinaldo. Código de honra: 10 virtudes para uma vida relevante. São Paulo, SP: Mundo Cristão, 2015.

Nenhum comentário: