quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

A CONQUISTA DA TERRA PROMETIDA [Resenha]


O autor afirma que este livro é o resultado de uma série de mensagens que o mesmo pregou no livro de Josué, inicialmente na Igreja Presbiteriana do Recife e na Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia. O alvo era ajudar os crentes a enfrentar as dificuldades e os desafios da vida com base nos princípios encontrados nesse livro para o relacionamento com Deus. Portanto, com um propósito de ver um público mais amplo ser igualmente abençoado, foi que nasceu esse livro.

Sobre o livro de Josué, o autor levanta três aspectos muito importante: 

(1) O livro de Josué conta como Deus cumpriu as promessas que havia feito a Abraão, segundo as quais daria uma terra e descanso à sua descendência. A narrativa de Josué mostra que Deus conduziu os exércitos de Israel a entrar na terra de Canaã (a terra prometida por Deus) e que os israelitas, sob a direção de Josué, conquistaram aquela terra, tomando-a de sete povos mais poderosos que eles e militarmente superiores a eles. Esse é o alvo do livro.

(2) O livro de Josué cobre um dos períodos mais importantes da história de Israel: a conquista e a ocupação final da terra que Deus havia prometido, muitos séculos antes, a Abraão e a seus descendentes. Josué apresenta a conquista da terra como o resultado do esforço militar unificado das doze tribos, fato que teria ocorrido em meados do século 14 a.C.

(3) A conquista de Jericó pela fé, com a derrubada das muralhas, é usada como exemplo de fé em Hebreus 11.30. Raabe, sobre quem falaremos neste livro, é citada duas vezes: como exemplo de fé (Hb 11.31) e de obras (Tg 2.25).

As promessas que Deus fez a Josué, especialmente em Josué 1.5,6 — “não te deixarei, nem te desampararei” —, são repetidas e aplicadas aos cristãos em Hebreus 13.5,6. Ou seja, Josué era um livro conhecido e usado entre os primeiros cristãos, que procuravam aplicar à sua vida os princípios nele encontrados.

Além do prefácio, introdução e considerações finais, o livro possui 16 capítulos onde o autor escreve estes capítulos sobre a vida cristã baseados em Josué tem como propósito exatamente analisar o que podemos aprender desse livro a fim de viver como cristãos em um mundo tenebroso como este.
_________________
NICODEMUS, Augustus. A conquista da terra prometida: a mensagem de Josué para a igreja de hoje. São Paulo, SP: Vida Nova, 2017. 288p.

Nenhum comentário: