quinta-feira, 23 de julho de 2020

SANTOS: MAIS DO QUE CRISTÃOS [Resenha 117/20]


Como você imagina que seja um “santo”. Geralmente Imaginamos janelas com vitrais retratando Pedro, Paulo ou Maria. Pensamos nos heróis dos nossos dias, como Madre Teresa, que parecem transcender o restante da humanidade. Mas a palavra “santo” é humana de uma maneira inata e descreve homens e mulheres tão devotos à pessoa de Jesus que eles O serviam com todo o seu ser, com o seu verdadeiro ser. A palavra “santo” tem uma história de raízes profundas dentro do relato da redenção de Deus e da plenitude de vida que Ele tem para cada um de nós. Um santo é alguém que foi redimido e considerado digno por um Salvador perfeito.

A Bíblia se refere a todos os cristãos como santos, no entanto nós, como cultura, não nos identificamos com esse termo. Neste livro, Addison Bevere traz esse termo arcaico para o espaço moderno quando nos convida a reivindicar e tomar posse da identidade de santos como seguidores de Jesus. A curiosidade e o encantamento contagiantes de Addison farão você pensar na sua identidade em Cristo de uma maneira nova. Reivindicar a identidade de santo não tem a ver com o quanto cada um de nós é uma boa pessoa - tem a ver com Aquele que deu a vida por nós, que merece nossa adoração, que nos ama com toda a nossa humanidade. Santos é um chamado a nos tornamos seguidores de Jesus mais dedicados, nos encorajando a expandir a visão sobre Deus e a abrir mão de nossa tendência à adoração própria e ao controle. E quando expandimos nossa visão sobre Deus, permitindo maior espaço para o assombro e o mistério, experimentamos o mundo através da perspectiva divina e começamos a ver a vida como momentos gloriosos da graça de Deus.

A busca autêntica e de todo coração de Addison Bevere por Deus faz dele o autor perfeito para esta mensagem. Addison é o exemplo da vida de um santo que segue as palavras e os atos de Jesus, provando que a devoção a Jesus é uma aventura transformadora e gloriosa.

A mensagem de Santos não tem a ver com alcançar a perfeição, mas com andar com Deus de modo autêntico e íntimo enquanto os planos Dele para você são totalmente realizados na sua vida. Através de sua escrita e de sua vida, Addison esclarece que devoção a Deus não tem a ver com a perda do eu, mas com o verdadeiro entendimento e o pleno reconhecimento da pessoa que Deus criou você para ser.

Nossa identidade em Cristo tem a ver com abraçarmos a plenitude do nosso verdadeiro eu, para que a glória de Deus possa ser revelada através de nós. Qualquer coisa menos que isso é falsa humildade, que está no mesmo nível do orgulho.

Este livro além do prefácio possui dez capítulos, onde o autor se esforça para fazer: (1) combinar excelência literária com uma mensagem verdadeiramente original. (2) com uma escrita rica em novas metáforas, ilustrações criativas e percepções bíblicas. (3) com uma comunicação divertida e muitas vezes coloquial. Toda esta técnica fará você virar as páginas sem parar até o fim. Sua capacidade de encontrar uma linguagem e uma percepção novas para a Igreja, sem dúvida, irá dar poder a esta geração para se tornar o que fomos criados para ser: SANTOS.

Este livro vai desafiar e despertar você para o alto chamado que Deus colocou sobre sua vida. Santidade é sobre uma vida de humilde, devoção e obediência; é sobre a maravilha e a glória que podem ser encontrados em cada momento de cada dia enquanto andamos com Deus.
_________________
BEVERE, Addison D. Santos: Mais do que cristãos. Rio de Janeiro, RJ: Edilan, 2020. 263p.

Nenhum comentário: