sexta-feira, 17 de julho de 2020

DESCUBRA NÁRNIA [Resenha 113/20]


Quantos de nós ao terminar a leitura de um dos livros de Nárnia (ou qualquer livro de Lewis), não o abandonamos no colo e deixamos nossos olhos vagarem questionando-se: De onde ele obteve uma visão de tal varredura cósmica? Como conseguiu entender tão profundamente os anseios humanos? Como ele poderia saber tanto sobre a complexa mistura do mal e bem, no mundo em geral e em cada coração humano? Por que estes livros atingem profundamente nossas esperanças e temores? A resposta mais importante para cada uma destas perguntas é: a Bíblia. O coração de Lewis pertencia a Jesus, e a mente do autor estava cheia de conhecimentos bíblicos.

Esclarecendo, há poucos que conhecem as línguas, literatura, história e filosofia da raça humana tão profundamente, mas C. S. Lewis interpretou todo este aprendizado à luz das Escrituras. “Descubra Nárnia - Verdades em: As Crônicas de Nárnia de C. S. Lewis”, da autora Christin Ditchfield ilustra ricamente como isto é verdade, ao exibir parte por parte, como cada livro nos sete volumes de “As Crônicas de Nárnia” está cheio de paralelos e de conhecimentos bíblicos. Não importa quantas vezes lemos estes livros, há sempre algo novo a ser descoberto.

Lewis tinha o que poderíamos chamar de imaginação bíblica. As verdades sobre Deus - sobre o plano de Deus para a história da humanidade, os reinos do bem e do mal e a ética que flui de um entendimento do caráter de Deus - essas e outras informações são encontradas em tudo o que escreveu. Entretanto, ao escrever essas histórias, Lewis não estava fazendo alegoria das Escrituras. Como ele diz, "Comigo toda a ficção começa com fotografias na minha mente" - algumas delas estavam lá desde os 16 anos. Mas no desenrolar dos contos, por sua mente estar tão encharcada com as Escrituras, ele escreveu histórias de natureza paralela e profundo teor teológico. Simplesmente, era parte do que ele era e de como sua mente trabalhava. Neste sentido, Lewis trabalhava da Bíblia para as historias.

Neste livro sobre as verdades a autora trabalha das histórias para a Bíblia. Compreender o livro “Descubra Nárnia” não somente aumentará nosso entendimento e admiração por “As Crônicas de Nárnia”, mas nos educará no escopo da Bíblia e sua relevância para a vida diária.

Um guia de tal solidez e clareza só poderia ter sido escrito por alguém com completo conhecimento da obra de Lewis (e não somente das Crônicas) e da Bíblia. Como cristã Ditchfield demonstra como o conhecimento bíblico de Lewis vai do Genesis ao Apocalipse. O que me cativou na primeira leitura destas Verdades foi perceber a importância do Antigo Testamento para o cenário de Nárnia e para as questões da vida contemporânea.

Lewis levou a sério o mandamento bíblico de levar "... todo o pensamento cativo [...] Cristo". Este livro é uma valiosa orientação para cumprirmos este objetivo. Se você procurava uma maneira de impulsionar o seu momento devocional particular ou familiar, sua busca pode ser concluída coma leitura deste livro.
________________
DITCHFIELD, Christian. Descubra Nárnia – Verdades em: As Crônicas de Nárnia de C. S. Lewis. Curitiba, PR: Publicações Pão Diário, 2017. 249p.

Nenhum comentário: