terça-feira, 21 de julho de 2020

A PODEROSA FRAQUEZA DE JOHN KNOX [Resenha 115/20]


A Coleção "Um Perfil de Homens Piedosos" procura destacar figuras-chave dessa procissão de homens da graça soberana. O propósito desta série é examinar como tais figuras utilizaram seus dons e suas habilidades, dadas por Deus, para promover o Reino dos céus. Por serem firmes seguidores de Cristo, seus exemplos são dignos de serem imitados hoje.

Neste volume, Douglas Bond nos apresenta o reformador escocês John Knox, cuja voz trovejava pela Escócia numa época que a igreja carecia grandemente de reavivamento. A despeito de sua fraqueza pessoal e timidez, Knox era marcado por uma fé vigorosa em Cristo. À medida que o Senhor fortalecia a liderança de Knox, a igreja escocesa tornou-se uma das mais fortes expressões do Reino de Deus já vistas pelo mundo. Até hoje, John Knox permanece como o maior dos escoceses, eminentemente digno de ser modelo nesta série.

“John Knox sentia para com os idolatras (da Escócia) como Elias para com os sacerdotes de Baal", escreveu o historiador Roland Baintond. É bem apropriada a comparação de Bainton entre Knox e Elias. Elias foi chamado, com ordem expressa de Deus, a lançar mão da espada e abater os 450 enganosos profetas de Baal (I Rs 18.20-40). Geralmente, os homens chamados para ser profetas- realizando façanhas como a que Elias foi chamado a fazer - não são sentimentais, carinhosos, gentis e sensíveis metro-sexuais. Na história da redenção, os Elias têm sido vozes torturadas clamando no deserto, figuras solitárias, chamadas a enfrentar críticos que rangem os dentes, homens aos quais foi dada a tarefa nada popular de declarar a Palavra de Deus a pessoas que se posicionaram com os inimigos dessa Palavra. Embora não fosse um profeta bíblico, Knox foi forjado segundo esse molde.

Além da introdução e prefácio, este livro possui ainda oito capítulos, onde o autor consegue juntar todos os misteriosos paradoxos da vida de John Knox: púlpito trovejante e intercessões íntimas, elevado intelecto e humilde vida no lar. Ousadia e brandura, força e fraqueza. Noutras palavras, Bond apreendeu a própria essência desse surpreendente modelo para um ministério reformador

A Poderosa Fraqueza de John Knox pretende ser uma biografia prática. No primeiro capítulo temos uma visão geral de sua vida e de seu legado, enquanto os demais capítulos investigam como ele foi transformado de fraco a forte em várias dimensões de caráter e ministério. Tais capítulos examinam Knox como homem de oração submisso a Cristo, como pregador, como escritor, como teólogo, como formulador de culto, educação e vida pública no Século XVI e em diante.
______________
BOND, Douglas. A poderosa fraqueza de John Knox. São José dos Campos, SP: Editora Fiel, 2011. 156p.

Nenhum comentário: