sábado, 25 de julho de 2020

ONDE ESTÁ DEUS EM UM MUNDO COM CORONAVÍRUS? [Resenha 121/20]


O mundo mudou nos últimos meses. Estamos atravessando um período singular, que marca uma era. Muitas de nossas certezas se esvaíram, não importa qual seja a nossa cosmovisão ou quais sejam as nossas crenças. Seja você um cristão ou não, a pandemia do Coronavírus é desconcertante e perturbadora para todos nós. Como devemos compreender uma pandemia global ameaçadora que colocou paralisou a vida? Onde está Deus? Como ele pôde permitir isso?

John escreveu muitos livros, mas nenhum em um espaço de uma semana, como este. “Este livro contém minhas reflexões sobre o que estamos experimentando no momento atual. Comecei a escrevê-lo há uma semana, e as coisas têm mudado tão rapidamente desde então e assim prosseguirão indubitavelmente.” No entanto, apesar de sua breve gestação, este livro coloca a pandemia do coronavírus em uma perspectiva histórica, científica, teológica e pessoal que nos ajudará a todos que estamos no meio dessa crise a enxergar a situação através de lentes grandes angulares. “É difícil assimilar que esta pandemia tem o potencial de ser a pior jamais vista até então, e que todas as nossas atuais estimativas do seu impacto devem provavelmente ficar muito aquém da realidade. Sua escala e alcance soam como algo saído de um filme distópico. E, contudo, é isso o que realmente está acontecendo.”

O professor John Lennox é docente de Matemática da Universidade de Oxford e ocupa as cátedras de Matemática e Filosofia da Ciência na Green Templeton College. É também autor de numerosos livros que tratam das relações da Ciência, Religião e Ética e neste livro une sua profunda compreensão de ciência e sua ardente fé cristã para refletir a respeito de nossa aterradora crise.

Além da Introdução e Posfácio, o livro possui seis capítulos com um conteúdo significativo, mas facilmente acessível, não tem a pretensão de dar todas as respostas, porém, seguramente, aborda as grandes questões e irá ajudá-los a compreender os desafios que todos enfrentamos juntos. Nenhuma voz no mundo ocidental é mais clara e sábia do que a de John Lennox. Para todos que querem uma pausa para pensar, este é o livro ideal.
_______________
LENNOX, John. Onde está Deus em um mundo com coronavírus? Rio de Janeiro, RJ: Editora CPAD, 2020. 96p.

Nenhum comentário: