sábado, 4 de julho de 2020

A DIVINA COMÉDIA [Resenha 108/20]



Dante Alighieri é o poeta de uma época sem meios-termos. A celebração da vida e a amargura da morte eram intensas, fazendo com que os instantes mais banais da existência humana estivessem repletos de força e espontaneidade. Naquela época não havia as comodidades materiais que são corriqueiras ao homem moderno. Nascido em 1265 em Florença, Dante Alighieri é considerado o maior escritor da Itália. Grandes influências para o poeta foram Brunetto Latini, um erudito e figura importante na política florentina, e Guido Cavalcanti, escritor renomado do Dolce Stil Nuovo.

Originalmente, o poema chamava-se apenas “Comédia”, sendo renomeado por Boccaccio, que acrescentou o adjetivo “Divina” ao ficar fascinado pelo que Dante produzira. Outra característica do título diz respeito à palavra “Comédia”, que não indica um texto feito para o riso fácil, mas sim uma história que termina bem, diferentemente das tragédias.

A história se passa durante a Semana Santa de 1300, e Dante é tanto autor quanto personagem da obra, tendo por guias o poeta Virgílio, Beatriz, e São Bernardo. O poeta latino guia Dante pelo Inferno e Pur­gatório, a musa o guia no Paraíso, e o santo o guia no Empíreo.

A arquitetura da Divina Comédia demonstra que Dante não fez nada à toa. O número três aparece recorrentemente, numa alusão à Trinda­de. O poema épico é dividido em três partes: Inferno, Purgatório, e Paraíso. O Inferno possui 33 cantos (sendo precedido por um canto introdutório, o que totalizaria 34), e o Purgatório e o Paraíso também têm 33 cantos, totalizando 100 cantos.

A estrutura do Inferno é em forma de cone que se afunila em nove círculos concêntricos até o centro da Terra. As penas vão desde as mais leves, no primeiro círculo, até as mais pesadas, no último. Sua divisão é a seguinte: um anteinferno, limbo (primeiro círculo), luxuriosos (segundo círculo), gulosos (terceiro círculo), gananciosos (quarto círculo), iracundos (quinto círculo), hereges (sexto círculo), violentos (sétimo círculo), fraudulentos (oitavo círculo), traidores (nono círculo).

O Purgatório, por sua vez, é uma montanha dividida em dois níveis de antepurgatório, sete patamares (orgulho, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria), e, após os patamares, chega-se ao Paraíso Terrestre. No Purgatório habitam almas salvas que estão se purificando antes de en­trarem no Paraíso.

O Paraíso, finalmente, é dividido em nove céus (céu da Lua, de Mer­cúrio, de Vênus, do Sol, de Marte, de Júpiter, de Saturno, das Estrelas Fixas, e Primum Mobile (Primeiro Móvel) e um Empíreo. Tudo no Paraíso é o oposto do Inferno: há beleza e alegria, que atingem seu ápice no Empíreo com a visão da rosa mística, da Virgem Maria e da face de Deus. Dante contempla o Altíssimo, sua vida está completa e agora faz sentido, não há mais o que temer, a selva escura é superada e o poema é concluído. A estrutura do Paraíso segue as teorias da cosmologia pto­lomaica, que coloca a Terra no centro do Universo, rodeada pelas nove esferas celestes e pelo Empíreo.

Esta linda edição foi produzida pelo “Clube de Literatura Clássica” do qual sou assinante. Este é o primeiro volume de muitos que virão.
_______________
DANTE, Alighieri. A Divina Comédia. Novo Hamburgo, RS: Clube de Literatura Clássica, 2020. 752p.

Nenhum comentário: