quinta-feira, 11 de junho de 2020

QUADROS DE EXPOSIÇÃO TEOLÓGICA [Resenha 097/20]


A teologia existe para servir à igreja. Sua vocação é fazer com que as pessoas pensem, imaginem e compreendam como todas as áreas da vida se relacionam com o Deus do Evangelho revelado nas Escrituras. A teologia serve ao entendimento ao anunciar o significado atestado pela Bíblia das palavras e dos atos do Deus triúno, convidando todos os que têm olhos e ouvidos a entender sua participação no que o Pai, o Filho e o Espírito realizam no mundo, a fim de fazer novas todas as coisas. Portanto, a teologia ajuda os discípulos a cumprir a vocação de serem “pequenos Cristos”: santos que sabem incorporar a mente de Cristo em todos os lugares, a todo tempo e para todo o mundo.

A teologia é, no melhor dos casos, arte e ciência de caráter venerável, sábio e testemunhal do entendimento fidedigno, e seu propósito exclusivo é edificar a adoração, a sabedoria e o testemunho da igreja. A competência especial da teologia consiste em amar a verdade de Jesus Cristo com a mente, o coração, a alma e a força, a fim de endireitar o caminho da vida em Cristo.

O livro está dividido em quatro partes: (1) Vestíbulo: Antes do excurso (Prologômenos). (2) Galeria um: Quadros da Adoração da Igreja. 3) Galeria dois: Quadros do testemunho da igreja e (4) Galeria três: Quadros da sabedoria da igreja. Cada parte contém três ensaios e mais dois, um na conclusão e outro no posfácio.

O autor nos propõe três formas de ler este livro. “Este livro pode ser lido de três modos. Os ensaios aqui reunidos consistem, em primeiro lugar, em quadros do teólogo no trabalho ministerial. Em segundo lugar, o livro é um olhar de esguelha para meus esforços de reabilitar a doutrina para a igreja: um projeto de vida e de pesquisa de sistemática teodramática. Em terceiro lugar, é possível ler este livro como um apelo contínuo, embora em grande parte indireto, à incorporação da imaginação no trabalho da teologia enquanto sistemática sapiencial.

Este livro é magnifico, depois de uma gostosa leitura concluímos com o autor que a teologia existe para preservar a integridade da adoração, testemunho e sabedoria da igreja em conjunto.
________________
VANHOOZER, Kevin J. Quadros de uma exposição teológica: cenas de adoração, testemunho e sabedoria da igreja. Brasília, DF: Editora Monergismo 2018. 334p.

Nenhum comentário: