quinta-feira, 18 de junho de 2020

CONVERSANDO COM C. S. LEWIS [Resenha 099-20]


Lewis era ateu convicto na juventude. Serviu no exército britânico durante a Primeira Guerra Mundial e desistiu da religião por conta do sofrimento e da destruição que viu ao seu redor. No entanto, durante anos ele foi reconsiderando sua posição e, gradualmente, chegou à conclusão de que a crença em Deus era a forma mais satisfatória de olhar as coisas. Lewis explicou sua mudança de atitude em uma série de livros best-sellers, mais notadamente em o Cristianismo puro e simples.

Embora Lewis seja mais conhecido como escritor, nunca devemos esquecer que sua vida foi complexa, difícil e por vezes trágica. Sua mãe morreu de câncer antes que ele completasse 10 anos de idade; ele lutou nos campos de batalha da França durante a Primeira Guerra Mundial e foi gravemente ferido em combate; casou-se tardiamente e viveu a tragédia de ver sua esposa lentamente perder sua longa luta contra o câncer. Lewis é um raro exemplo de alguém que teve de pensar sobre as grandes questões da vida porque suas próprias experiências as despejaram sobre ele. Lewis não é um filósofo de botequim; suas ideias foram forjadas no calor do sofrimento e do desespero.

Então, por que este livro? O que significa Conversando com C. S. Lewis"? A ideia para este livro surgiu quando eu estava conversando sobre Lewis com um grupo de estudantes de Oxford e que se tornou uma série de almoços imaginários com Lewis. O que ele diria a alguém que tenta superar o luto? Ou alguém que quer saber a melhor maneira de explicar a fé cristã a um amigo ateu? Ou alguém que quer ser uma pessoa melhor, ou que tem medo de que sua fé seja um faz de conta, inventado para encarar a dureza da vida? Graças aos próprios escritos de Lewis e à enorme literatura sobre ele sabemos que tipo de coisa ele diria às pessoas que fizessem essas perguntas. E este é o objetivo deste livro: deixar que Lewis nos ajude à medida que lidamos com as questões e tentamos nos tomar pessoas melhores. Evidentemente, como vamos descobrir, Lewis tinha alguns questionamentos próprios, que devemos considerar também.

Foi nesse espírito que este livro foi concebido e escrito. O autor, Dr. Alister McGrath nos apresenta C. S. Lewis como o companheiro perfeito para uma conversa e suas respostas para vários temas atuais. Lewis será nosso interlocutor. Isso não quer dizer que ele esteja certo sobre tudo. Significa apenas que ele é alguém que realmente vale a pena ouvir. Lewis é uma pessoa profundamente interessante e digna de se ouvir, que temos de levar a sério, mesmo que acabemos discordando dele.
____________________
MCGRATH, Alister. Conversando com C. S. Lewis. São Paulo, SP: Planeta, 2014.

Nenhum comentário: