quarta-feira, 24 de junho de 2020

O ENCANTO POÉTICO DE ISAAC WATTS [Resenha 101/20]


Esta série Um Perfil de Homens Piedosos destaca figuras-chave na linha contínua de homens da graça soberana. O objetivo desta série é explorar como essas figuras usaram seus dons e habilidades dados por Deus para impactar o seu tempo e avançar o reino dos céus. Por serem corajosos seguidores de Cristo, os seus exemplos são dignos de serem seguidos hoje.

O foco deste volume está sobre o preeminente hinólogo inglês Isaac Watts. A beleza poética de seus hinos impregnados de doutrina transcende os séculos e continua a enriquecer a Igreja atualmente. Por sua habilidade literária extraordinária, ele tornou o cantar de hinos uma força devocional na Igreja Protestante. Tomado por uma visão elevada de Deus, este talentoso compositor revitalizou o canto congregacional por voltar a expor uma rica teologia em letras que combinavam o estilo musical ao peso da mensagem bíblica. Tudo isso - a ascensão e a queda de uma frase, metáforas marcantes, a cadência de um verso - convertia a majestade e transcendência de Deus em palavras inesquecíveis. Chamado de Melanchthon do seu tempo, este pastor-hinologista influenciou o curso da adoração congregacional que permanece até o dia presente. Os seus hinos continuam a ser um marco na vida espiritual da Igreja.

No capítulo 8, que tem o seguinte título “Watts como intérprete de Salmos” traz a discussão sobre a questão da Salmodia exclusiva no culto. Watts criticou a metrificação frase por frase dos Salmos ingleses e protestou contra a apatia e crueza de expressão, e a total ausência do Evangelho do Novo Testamento no conteúdo dos Salmos. A partir dessas reflexões, a ideia de um método totalmente novo de interpretar e parafrasear os Salmos em versos começou a se formar na imaginação de Watts.

Além da apresentação, prefácio, notas, apêndices e bibliografias, o livro é composto de oito capítulos, escrito de forma prolífica e eloquente por Douglas Bond, onde temos uma visão esclarecedora sobre a vida, a fé e o encanto poético deste notável servo da Igreja: Isaac Watts. Este delicioso livro precisa ser colocado no topo da sua lista de leitura obrigatória.
_______________
BOND, Douglas. O encanto poético de Isaac Watts. São José dos Campos, SP: Editora Fiel, 2014. 192p.

Nenhum comentário: