domingo, 28 de junho de 2020

100 ARMÁRIOS [Resenha 104/20]



A história começa quando Henry muda-se para uma pequena cidade no Kansas para viver com o tio Frank, a tia Dotty e os primos Penny, Henrieta e Anastásia. Em sua primeira noite lá, ele foge do seu quarto no sótão para ir ao banheiro, mas descobre que a porta está fechada e a luz acesa. Ele espera e vê um homem baixo sair do banheiro e entrar no quarto do avô, que tem estado fechado desde que ele morreu, dois anos atrás. Numa outra noite, quando descobre os misteriosos armários no teto de seu quarto, embarca, então, numa odisseia que envolve magia, revelações sobre sua família, seres malignos e mundos maravilhosos e comoventes. Ao lado de seu peculiar tio Frank, de sua amável tia Dotty, e dos seus primos, ele descobre mais sobre si mesmo na luta contra o imortal e antes aprisionado mal que ele libertou acidentalmente.

A partir dessa premissa a história se desenvolve. É uma narrativa rica, imaginativa e um cenário muito criativo. A história que N.D. Wilson criou é única, um mundo fascinante e muito interessante. Poderia ter um livro de cada um daqueles mundos por trás dos armários que não ficariam ruins. O autor não criou apenas um, mas diversos possíveis cenários. E isso é só uma pequena parte da história. Ao contrário do comum Henry não pula direto dentro de um dos armários e vive uma aventura na qual salva o mundo. A história é colocada de forma mais sensível e o ritmo mais introdutório.

Para quem não sabe, N. D. Wilson é filho do escritor Douglas Wilson que escreveu, dentre outras coisas, um dos textos mais formidáveis que já li sobre a importância da literatura na formação do caráter masculino: “Gigantes, dragões e livros”, capítulo 12 do inesquecível Futuros homens (Clire, 2012). E o segundo porque, como bom filho, atendeu à instrução do pai, virou um dos autores contemporâneos mais imaginativos e geniais que conheço e escreveu 100 armários (Rocco, 2011), uma ficção infanto-juvenil que aplica direitinho as lições contidas no livro do pai. Desde J. R. R. Tolkien e seu filho Christopher, cujo trabalho de edição das obras póstumas do pai incluía “adivinhar” o que este queria, desconheço dobradinha pai-filho mais bem-sucedida.

“100 armários” é o primeiro de uma nova trilogia de fantasia, criada pelo estilo único de N.D. Wilson. O segundo livro é “Fogo de dente-de-leão” e o terceiro é “The Chestnut King (O Rei Castanheira). O livro “100 armários” teve os direitos de adaptação para o cinema comprados pela produtora Beloved Pictures, e promete despertar a imaginação dos jovens leitores. A edição da Rocco está ótima. A fonte é bem agradável e a capa foi mantida do mesmo jeito. O mapa dos armários no início ficou ótimo.
_______________
WILSON, N. D. 100 Armários. Rio de Janeiro, RJ: Rocco Jovens Leitores, 2011, 318p.

Nenhum comentário: