quarta-feira, 24 de junho de 2020

O CRISTO DOS PROFETAS [Resenha 103/20]


Alguma coisa levou os profetas de Deus a escrever. Quando acabaram de fazê-lo, tinham produzido um acervo literário sem paralelo na história humana. Nada antes nem depois deles se iguala à obra literária produzida pelos profetas de Israel. Mas o que levou os profetas a produzirem essa obra singular de escritos?

Notamos que sua origem, com certeza, pode ser legitimamente atribuída à inspiração do Espírito Santo de Deus. A visão arrebatadora de Isaías do "Senhor, num alto e sublime trono" com serafins cobrindo o rosto e os pés enquanto voavam; a profecia de Joel de que "nos últimos dias” Deus "derramaria seu Espírito sobre toda a carne" de tal forma que homens e mulheres, jovens e velhos, teriam visões e sonhos; a descrição que Ezequiel faz do vale dos ossos secos, com a pergunta desafiadora que apela à sua fé: "Filho do homem, podem reviver estes ossos?" - essas palavras, essas visões, e centenas de passagens como essas em toda parte nos profetas - não são produto normal de escritos humanos que facilmente podem ser imitados. Todo leitor imparcial recebe deles a sensação de que essas palavras são de fato sobrenaturais.

Nesta meticulosa introdução aos profetas do antigo Israel, o Dr. O. Palmer Robertson revela a paixão e o propósito dos escritos extraordinários deles. Ele escreve: "Uma nova aliança, uma nova Sião, um novo templo, um novo Messias, uma nova relação com as nações do mundo - essas eram as expectativas propostas para injetar futura esperança no povo que teria de suportar o trauma da deportação da sua terra".

Depois de examinar as origens do profetismo, o chamado dos profetas, e sua proclamação e aplicação da lei e da aliança, o Dr. Palmer dedica atenção especial ao significado bíblico-teológico do exílio e da restauração. Observando essas experiências pela perspectiva de vários profetas, ele conduz nossa atenção para os sofrimentos e para a gloriosa restauração do povo de Deus em Cristo.

A profusão sem par da literatura inspirada dos profetas surgiu num período da história que nos convida a compará-lo ao nosso próprio tempo. A proclamação deles para seus contemporâneos e as predições sobre o exílio e a restauração de Israel e o Messias vindouro têm aplicações perenes. Dessa forma, os escritos inspirados dos profetas falam a todas as gerações ainda hoje. Sem um retorno para Deus em fé e arrependimento conforme eles exigem, suas palavras não serão entendidas de forma correta. Mas para todas as gerações e povos que lerem e ouvirem com o entendimento que somente a fé pode conceder, eles sempre trarão a mensagem de esperança e restauração.

Para concluir, os estudiosos da teologia bíblica vão apreciar, de modo especial, a análise que o Dr. Palmer faz dessas profecias, bem como suas firmes contestações às interpretações liberais e neo-ortodoxas de hoje. O Cristo dos Profetas é uma sequência da obra O Cristo dos Pactos, considerada por muitos como um clássico na área da teologia bíblica.
________________
ROBERTSON, O. Palmer. O Cristo dos profetas. Recife, PE. Editora CLIRE, 2016. 640p.

Nenhum comentário: