quinta-feira, 11 de junho de 2020

MOLDADO POR DEUS [Resenha 095/20]


Tente imaginar a Bíblia sem Salmos. Ela seria um livro muito diferente! A igreja seria um lugar muito diferente. Eu seria uma pessoa muito diferente. Não que o restante da Bíblia deixe de ensinar verdade e despertar emoções. Aprendo e sinto coisas em todas as porções que leio da Bíblia. Mas não é a mesma coisa. Os salmos não apenas despertam emoções no coração; eles colocam expressões dessas emoções em primeiro plano. Eles esboçam intencionalmente a experiência emocional do salmista contra o pano de fundo da verdade divina.

A Bíblia inteira ensina verdades e desperta emoções, mas Salmos é um livro especial, tendo sido o hinário de Israel e da igreja. Juntamente com os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos, moldou o pensamento e as emoções dos primeiros discípulos. É importante lembrar que os Salmos não apenas despertam as emoções do coração em respostas à verdade revelada, eles escancaram essas emoções. Não são apenas imponentes; são contagiantes. Não estamos apenas ouvindo ideias profundas e expressões de sentimentos; estamos vivendo no meio delas em sua plenitude. Estamos andando no conselho de sabedoria permeada de Deus, em pé no caminho de maravilhada santidade, sentados no assento da admiração jubilosa.

O livro possui seis capítulos, e cada capítulos trata de um salmo (1, 42, 51, 103, 69 e 96). Por meio desses salmos inspirados por Deus, ouvimos e sentimos o clamor poderoso de aflição, de vergonha, de arrependimento, de tristeza, de raiva, de desânimo e de perturbação. Entretanto, o que torna isso assombrosamente diferente dos sofrimentos do mundo é que tudo isso é vivenciado à luz da percepção do Deus que é pleno em soberania.

Moldado por Deus é um convite para nos entregarmos a Deus. Ele acolherá nosso coração no estado em que se encontra e o moldará.
__________________
PIPER, John. Moldado por Deus: mente e coração em sintonia com os Salmos. São Paulo, SP: Vida Nova, 2018. 80p.

Nenhum comentário: