sábado, 29 de janeiro de 2022

AMA TEU CORPO: CONTRAPONDO A CULTURA QUE FRAGMENTA O SER HUMANO CRIADO À IMAGEM DE DEUS [Resenha 014/2022]


Surge de propósito e de modo singular a obra de Nancy Pearcey para o leitor de língua portuguesa. Trata-se de uma autora premiada por várias obras no mundo da literatura evangélica e que se dedica especialmente no campo da Apologética Cristã. As suas qualificações estão expostas neste livro com o intuito de dar a conhecer muito mais o seu apanágio intelectual e teológico do que exibir a pessoa de Nancy Pearcey. Uma autoria que não precisa de confetes humanos porque é uma idealista em termos de filosofia cristã. Nesta obra, ela dedicou-se a tratar de assuntos nos quais discute Ciência e Cosmovisão cristã. A sua obra não tem caráter devocional. Ela escreveu-a com uma visão didática, filosófica e teológica, objetivando discutir assuntos no campo da Ética Cristã. Nesta matéria de ética cristã, Nancy Pearcey trata de assuntos como aborto, eutanásia, casamento homossexual, identidade de gênero, sexualidade e outros assuntos correlatos. Com uma visão ortodoxa e bíblica da Antropologia, Nancy Pearcey defende uma compreensão sólida da dignidade da pessoa humana de forma integral. Ela confronta a ética liberal secular como algo insustentável e defende a ideia do “corpo” como um elemento da unidade mental, física e espiritual da pessoa humana.

Na sociedade contemporânea, o “ethos secular” trata com desdém a expressão “liberdade religiosa” e também a vê como um direito ilegítimo, e não como um direito fundamental na sociedade humana. Para alguns grupos de pretensos intelectuais, a expressão “liberdade religiosa” é vista como hipocrisia, e eles entendem que códigos de discriminação, intolerância, racismo, sexismo, homofobia e supremacia cristã são elementos disfarçados dessa hipocrisia. A tendência atual no mundo moderno é a negação aos cidadãos da sua liberdade religiosa. A Igreja de Cristo, a igreja que resiste à revolução moral, está sendo pressionada por forças intelectuais do sistema mundano. Não há dúvidas de que essas forças são, antes de tudo, forças espirituais das “hostes espirituais da maldade” (Ef 6.12) que dominam o mundo atual e que influenciam nossos governos para aceitarem a quebra dos valores da verdadeira ética. Nancy Pearcey demonstra em toda a sua obra o espírito valente de quem acredita nos valores morais que a Bíblia oferece, além de lutar por esses valores.

A autora rejeita a cultura do “dualismo de dois andares”, que separa “o corpo da pessoa”. Essa cultura é tão diabólica que trata fetos e recém-nascidos como meros tecidos materiais para pesquisa. A Bíblia, porém, rejeita essa cultura dualista e declara na sua antropologia que o “corpo físico faz parte da pessoa humana”; por isso, os cristãos autênticos opõem-se ao aborto, à eutanásia e à relação homossexual.

Independentemente das ideias pessoais contradizentes no meio evangélico, aconselho aos leitores da obra que usem do bom senso para discutir, avaliar e chegar a conclusões sobre as matérias tratadas. As preferências pessoais podem discordar da matéria do livro, mas não devem ser feitas sem que entendam “o espírito correto” da autora, que, com autoridade e maturidade, foi capaz de abordar um assunto tão forte e, ao mesmo tempo, tão necessário para nossos dias.

Recomendo aos leitores dessa obra que façam uma leitura não como lazer, mas que a façam com inteligência, pois o modo como a autora confronta as ideias da cultura secular abre luz para entender a cosmovisão cristã e bíblica. Creio que a leitura desta obra contribuirá para o acervo intelectual e pastoral da liderança de nossas igrejas que diariamente enfrentam essas situações na lide pastoral. Recomendo esta obra aos líderes de jovens, de casais, aos professores de Escola Dominical e aos professores de Escolas Teológicas, pois os assuntos tratados nesta obra alicerçarão ainda mais nossa eclesiologia.

Mais uma vez, nossa CPAD destrava-se do trivial e apresenta uma obra sem ferir nossos valores e nossa teologia.

Nossa oração a Deus é para que Ele abençoe a mente dos leitores e que estes façam desta obra um guia de orientação para as lides pastorais.
_________
PEARCEY, Nancy R. Ama teu corpo: contrapondo a cultura que fragmenta o ser humano criado à imagem de Deus. Rio de Janeiro, RJ: CPAD, 2021.

Disponível em todos os formatos na Editora CPAD e Amazon.

Nenhum comentário: