sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

60 DIAS NO MUNDO DAS SÉRIES [Resenha 006/2022]


Tenho acompanhado como leitor, com muita satisfação este processo de crescimento do trabalho do pastor Eduardo Medeiros. Os livros anteriores – que fazem parte do meu acervo – São os seguintes: 40 Dias com Os Vingadores cujo tema central foi vida cristã. 40 Dias com o Star Wars no qual foi exposto textos sobre a respeito de Jesus. 40 Dias com a Liga da Justiça com o assunto de Missões e Propósitos e 40 Dias no Mundo dos Games com o tema do Discipulado Cristão.

Agora temos em nossas mãos “60 DIAS NO MUNDO DAS SÉRIES” que é o quinto volume da série. Só que desta vez, o número de devocionais foi aumentado para 60 e o autor explica: “pela dificuldade em escolher apenas 40 séries de uma lista de 120 opções”.

A SINOPSE nos diz que “Desde a década de 50 as séries influenciaram e continua a influenciar geração de ávidos fãs. É difícil descrever a sensação de esperar o capítulo da semana seguinte ou ainda o serviço de streaming entregar a nova temporada. Para além do roteiro elaborado, personagens envolventes ou uma boa fotografia, as séries retratam a sua época e cultura. Por isso, é possível extrair muitas lições importantes, à luz da Bíblia, para apreender a relação destes fenômenos da cultura pop com os valores eternos em 60 devocionais exclusivas! Os textos relacionam aspectos teológicos e práticos com algumas das principais séries clássicas e contemporâneas já realizadas. Inclui também um Dossiê inédito sobre a história das Séries até os nossos dias.”

Segundo o autor, a ideia central desse devocional é bastante simples. Neste devocional, o leitor encontrará uma infinidade de assuntos abordados pela teologia. Foram utilizados diferentes autores e materiais para construir 60 textos que compõem este livro e “é nossa expectativa que você mergulhe nos princípios dos textos que seguem com a mesma intensidade com a qual nós mergulhamos quando os escrevemos”

Um aspecto importante que o autor chama a atenção – “é necessário compreender que as séries são feitas para darem lucro para as suas produtoras e toda uma cadeia econômica que gira em torno desse universo. Por esta razão eles elas são feitas para agradar ao público mais amplo possível obtendo os maiores índices de audiência possíveis. Neste sentido, muitas séries premiadas, embora possuam histórias fantásticas, apresentam violência exacerbada e cenas avulsas e gratuitas de nudez e sexo que não contribui em nada com o enredo que está sendo contado. Para resolver essa questão é bastante simples: pule as cenas impróprias com o poder de seu controle remoto, se você tem idade e domínio próprio para fazer isso”.

Os textos foram construídos de modo que você não precise necessariamente assistir a nenhuma série para compreender o princípio abordado.
_____
MEDEIROS, Eduardo. 60 Dias no mundo das séries. Osasco, SP: Editora 100% Cristão, 2021. 151p.

Disponível na Editora 100% Cristão e no Amazon.

Nenhum comentário: