sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

AS AVENTURAS DO SR. PICKWICK [Resenha 013/2022]


Um dia perguntaram a Chesterton a pergunta de sempre: “Que livro o senhor levaria para uma ilha deserta?” Como sabem, a resposta dele foi imediata: “O Guia Prático para Construção de Navios”. O que muitos não sabem, porém, é que ele acabou confessando qual livro, de fato, gostaria de levar consigo se ficasse preso numa ilha deserta: As Aventuras do Sr. Pickwick, de Charles Dickens.

Charles John Huffman Dickens foi um escritor inglês nascido em Portsmouth, na Inglaterra em 1812, e teve uma vida pré-carreira literária de fato nada fácil. Com um pai que facilmente se endividava (sendo inclusive preso), uma irmã preferida em casa, e sendo obrigado a interromper os estudos em várias ocasiões, as condições adversas apontavam para qualquer coisa, menos para que ele fosse se tornar o mais célebre e lido romancista inglês do século XIX, seja em seu país como fora dele. “As aventuras do sr. Pickwick”, é primeiro romance da carreira do autor.

A história se passa na Inglaterra, em meados do século XIX. A narrativa trata das viagens e aventuras do Sr. Samuel Pickwick, um rico cavalheiro aposentado. Ele era um homem muito bom, honesto, com grande coração e sinceramente devotado a melhorar a vida das pessoas.

Como parte dos seus esforços, ele funda o Clube Pickwick, dedicado ao avanço do conhecimento e a difusão do saber. Os outros membros do clube são seus três melhores amigos: Nathaniel Winkle, que se considera um esportista; Augustus Snodgrass, possuidor de um temperamento romântico e melancólico; e Tracy Tupman, um solteiro corpulento, bastante interessado nas mulheres. Logo no princípio da história, o Sr. Pickwick encontra Sam Weller, que se torna seu criado e protetor. Sam Weller é um jovem londrino com muita sabedoria sobre a vida e os costumes, além de uma língua sarcástica e afiada para exprimir o que pensa.

Através das inúmeras peripécias dos integrantes do tal clube de intelectuais, vamos percorrendo uma série de cenários, do mais alto luxo, até a mais abjeta miséria: salões de baile, caçadas em pântanos, as enlameadas e imundas ruas londrinas, as desumanas prisões, as alcovas de nossos personagens, todos esses locais ganham o colorido que Dickens como poucos conseguia dar, aliado a retratação entre o cômico e o trágico dada aos seus personagens. Capacidade ímpar essa de perceber com distinção os sujeitos e suas falhas no meio da vasta massa populacional da cidade que buscou retratar ao longo de sua obra, adquirida, sobretudo, graças a sua bem sucedida experiência na imprensa.

“As aventuras do sr Pickwick” graças a fama e prestígio que o nome de seu autor carrega até hoje. É um livro que nos diverte e nos faz rir, a história não é a mais incrível já escrita mas é atraente e interessante, personagens bem construídos e divertidos, situações cômicas bizarras mas possíveis.
_______
DICKENS, Charles. As aventuras do Sr. Pickwick. São Paulo, SP: Abril Cultural, 1979.

Nenhum comentário: