quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

COMUNICAÇÃO & INTIMIDADE: O SEGREDO PARA FORTALECER O CASAMENTO [Resenha 012/2022]


Para quem leu As 5 linguagens do amor e entendeu que cada pessoa tem uma forma de sentir e demonstrar afeto, a Editora Mundo Cristão traz uma novidade: Comunicação & Intimidade, mais um dos sucessos do escritor best-seller mundial Gary Chapman. O propósito do livro é ajudar casais a entender o que é intimidade emocional, intelectual e sexual e como ter uma comunicação eficaz para um casamento saudável. O conselheiro amoroso mais lido no mundo encoraja homens e mulheres a interpretar suas emoções, identificar as diferenças e reservar tempo para o que realmente importa.

A obra não apenas aprofunda os conceitos de “As 5 linguagens do amor”, mas também auxilia na autorrevelação – aprender a falar por si mesmo. Na visão do doutor em Antropologia, este é um processo fundamental para construir a intimidade no casamento, pois permite às pessoas adquirirem uma perspectiva mais clara de como se sentem e quais são seus verdadeiros desejos, sem abrir brechas para uma atitude defensiva.

O autor afirma que “este não é um livro acadêmico cheio de ideias teóricas. Em vez disso, trata-se de um livro prático sobre o que é essencial para a criação de uma atmosfera emocional positiva, de modo a gerar uma comunicação honesta que resulte em compreensão e esforços conjuntos”. E podemos perceber isto quando observamos:

Quando o livro aprofunda o conceito bíblico de aliança, ajudando o casal a entender como a aliança sagrada é, no casamento, uma perspectiva fundamental. Além desse importante esclarecimento, Gary Chapman lhe mostrará como:
- Compreender verdadeiramente o que é intimidade emocional, intelectual e sexual;
- Conhecer a si mesmo: suas experiências e interpretações; emoções, desejos e escolhas;
- Identificar diferenças e transformá-las em vantagens;
- Vencer barreiras criadas pela atitude defensiva;
- E reservar tempo para as coisas importantes.

O livro também lhe dará insights sobre:
- A arte da autorevelação;
- Níveis de comunicação;
- O conceito bíblico de casamento de aliança;
- Padrões prejudiciais na comunicação;
- Como potencializar a empatia e a conexão entre os dois;

Portanto, trata-se de um livro prático oferecendo orientação para homens e mulheres que desejam viver a vida a dois com plenitude, afinidade e jovialidade, tornando o convívio diário prazeroso e enriquecedor para ambos. E trata-se de um livro para a vida real, sem maquiagens ou artificialidades, para quem reconhece suas fraquezas e caprichos, mas deseja superá-los para ser e fazer o cônjuge feliz.

“Em sua forma mais simples, a comunicação é o ato de falar e ouvir. Contudo, se essa conversação não vier acompanhada de respostas honestas e amorosas por parte do ouvinte, haverá pouca comunicação. Na verdade, o resultado mais provável será comunicação ruim e mal-entendidos. Quando há boa comunicação conjugal, marido e esposa compartilham pensamentos, sentimentos, experiências, valores, prioridades e opiniões, enquanto ouvem um ao outro com empatia”. (Comunicação & Intimidade, p. 13)
______
CHAPMAN, Gary. Comunicação & Intimidade: o segredo para fortalecer seu casamento. São Paulo, SP: Mundo Cristão, 2021. 296p.

Disponível no formato físico e e-book
Editora Mundo Cristão e Amazon

Nenhum comentário: