quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

A CAÇADA: UMA AVENTURA DE ISAAC BELL [Resenha 011/2022]


Por décadas, Clive Cussler vem deleitando leitores com romances repletos de suspense, ação e pura audácia. Agora, ele faz isso novamente, em um dos mais loucos e estimulantes thrillers de época dos últimos anos.

Tudo começa em 15 de abril de 1950, quando alguns homens de uma empresa especializada retiram um trem que estava afundado no Lago Flathead, em Montana. Dentro do casco enferrujado da locomotiva, há os restos de três homens que morreram 44 anos antes.

Por dois anos, a região do oeste dos Estados Unidos suportou consecutivos assaltos a banco realizados por apenas um homem, o “Assaltante Açougueiro”, que assassinava a sangue frio toda e qualquer testemunha - homens, mulheres e crianças, sem deixar testemunhas - e, então, sumia sem deixar rastros. O capitulo 2 do livro, mostra que além de sua frieza, a fantasia que vestia, seus planos, o estudo que ele realizava, sobre a cidade e o banco, antes de assaltar. O crime em si: o roubo de 325 mil a 330 mil dólares e o assassinato das 3 pessoas que estavam no banco. E a sua fuga, no vagão de um trem de carga preparado para isso.

Fomentado pelas depredações desse criminoso, o governo norte-americano contrata a renomada Agência de Detetives Van Dorn e seu agente igualmente renomado, Isaac Bell, para capturar um lendário ladrão de bancos conhecido como Assaltante Açougueiro. O detetive Bell lidera a busca e finalmente descobre a verdadeira identidade do Assaltante Açougueiro. E nesse momento inicia-se a verdadeira caçada.

Do Arizona às ruas de São Francisco, em meio a uma catástrofe, Bell persegue a maior mente criminosa com a qual já se deparara. Usando ciência e intuição, o detetive em muitos momentos se aproxima de sua presa, que a cada instante fica mais irritada e tenta virar o jogo contra ele. E logo o detetive precisará usar todas as suas habilidades não somente para triunfar, mas principalmente para sobreviver.

Com um enredo intrincado, dois vilões extraordinários e a assinatura de Cussler em reviravoltas surpreendentes, A Caçada é o trabalho de um mestre no auge de seu talento.

Lembrando que A Caçada é o primeiro livro de uma série que retrata as aventuras de Isaac Bell. Os outros livros são “O espião: uma aventura de Isaac Bell e O reino: uma aventura dos fargos. A vantagem é que são histórias independentes e que não requer a leitura dos outros livros.
_______
CUSSLER, Clive. A caçada: uma aventura de Isaac Bell. Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2013.

Disponível e-book e físico no Editora Novo Conceito e Amazon.

Nenhum comentário: