segunda-feira, 3 de maio de 2021

VOCAÇÃO [Resenha 025/21]


Nada é mais trágico do que pessoas que vivem sem direção e perdidas, sem conhecer o propósito para o qual existem. Essa tragédia tem levado pessoas a passarem pela existência sem a bênção de influenciar outras pessoas, não deixando um legado para a geração vindoura. Aliás, muitos são os que, por não conhecerem o propósito de Deus para suas vidas, são incapazes de influenciarem a si mesmas.

Você pode pensar que este é um mal que não afeta crentes fiéis. Ledo engano. Não são poucos os crentes que desconhecem o plano de Deus para sua vida, inclusive no que diz respeito ao seu chamado. A falta de conhecimento da própria vocação cristã não prejudica só esse cristão individualmente, mas também priva a igreja de ser beneficiada com o exercício daquilo que Deus entregou a ele.

Portanto, precisamos reconhecer que a nossa existência é um sinal de que Deus tem um propósito para nossa vida, e o que precisamos fazer é descobri-lo. Nenhum crente é inútil; todos temos algo a fazer para Deus, em favor de sua igreja e também a favor daqueles a quem o Senhor nos enviar.

Portanto, debruçar sobre o tema da vocação é lidar com algo muito precioso por algumas razões, como: 1) o ato de Deus escolher homens para usá-los é obra da sua graça; 2) todo o processo vocacional visa ao benefício do outro e, nesse caso, da igreja; 3) é, no mínimo, misterioso que Deus (perfeito e santo) utiliza-se de pessoas (imperfeitas e impuras) para usá-las dentro de suas muitas limitações para a realização da obra dEle.

O livro possui seis capítulos que tem como objetivo teologizar a importância de se descobrir a própria vocação, de que forma isso é possível, quais as vantagens em descobrirmos nossa vocação e quais os prejuízos quando isso não acontece. Além disso, o livro trata a respeito da origem da verdadeira vocação, o que ajuda a não somente conhecer a fonte do chamado, mas também como e quais métodos devem se usar para executá-lo, bem como identificar de maneira clara o objetivo de toda vocação divina.
_______
TORRALBO, Elias. Vocação: Descobrindo o seu chamado. Rio de Janeiro, RJ: CPAD, 2021.

Nenhum comentário: