quinta-feira, 13 de maio de 2021

HOMENS DE VERDADE: O CHAMADO DE DEUS PARA MASCULINIDADE [Resenha 032/21]


Qual imagem vem à sua mente quando você ouve a expressão “homem com H maiúsculo”? É a imagem de um homem aventureiro, habilidoso na caça e na pesca? Seria a ideia de um homem capaz de construir a própria casa? Ou algo mais na linha de um cara durão, ao estilo de John Wayne? Mas isso é tudo que significa ser homem? A verdade é que a Bíblia nos oferece a imagem de Deus para um homem de verdade — e essa imagem não se encaixa em nenhum de nossos estereótipos.

Primeiro, em Genesis 1, Deus diz sobre o papel do homem é que ele deve trabalhar? De fato, a necessidade e o valor do trabalho são presumidos em toda a Bíblia, além de explicitamente declarados em várias passagens das Escrituras. Por exemplo, o escritor de Eclesiastes disse: “Eis o que eu vi: boa e bela coisa é comer e beber e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, com que se afadigou debaixo do sol, durante os poucos dias da vida que Deus lhe deu; porque esta é a sua porção” (Ec 5.18). No Novo Testamento, Paulo nos exorta: “tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens” (Cl 3.23) e adverte que, “se alguém não quer trabalhar, também não coma” (2Ts 3.10). Além disso, trabalharemos na nova terra.

Segundo, em Genesis 2, Deus colocou Adão no jardim para trabalhar, deu-lhe Eva como auxiliadora (Gn 2.18, 21-23). Então, o homem foi feito para trabalhar e, de maneira geral, para se casar. É claro que sempre haverá exceções ordenadas por Deus, mas o plano normal de Deus é que os homens tomem esposas e sejam fecundos, multipliquem-se e encham a terra (Gn 1.28). Portanto, o homem trabalhador humilde, aquele que labuta fielmente em seu ofício, nutrindo e pastoreando sua esposa, bem como buscando criar seus filhos na disciplina e instrução do Senhor, conforma-se à figura divina de um homem de verdade.

O livro possui 13 capítulos, dividido em duas partes. Parte um: entendendo nosso mandato e Parte dois: Vivendo nosso mandato. O autor aborda esse assunto de uma forma verdadeiramente bíblica. Tudo o que ele diz se baseia solidamente nas Escrituras, portanto ele nos dá uma imagem precisa do que significa ser um homem de Deus. O leitor sairá dele seguro de que, ainda que não possua nenhum dos atributos que o mundo considera essenciais para um “homem com H maiúsculo”, pode ser um dos homens de Deus.
__________
PHILLIPS, Richard D. Homens de verdade: o chamado de Deus para masculinidade. São José dos Campos, SP: Editora Fiel, 2019.

Nenhum comentário: