segunda-feira, 3 de maio de 2021

UMA TEORIA DE TUDO [Resenha 024/21]


Albert Einstein continua sendo o gênio favorito do mundo, conduzido à fama pela admiração popular despertada por suas teorias científicas revolucionárias sobre o espaço e o tempo. Atualmente, um século após a confirmação da teoria da relatividade geral em novembro de 1919, Einstein permanece uma figura idolatrada. Apareceu na capa da revista Time mais de seis vezes e foi eleito “Pessoa do Século” em 1999. As ideias de Einstein mudaram o modo como pensamos e vivemos.

A imensa estima devotada a Einstein pela comunidade científica acadêmica e popular fazia com que as pessoas se dispusessem a escutar quando ele falava sobre questões mais amplas. No entanto, Einstein não falava apenas de ciência. Ele levantou questões sobre o valor e o significado dos seres humanos — o que o filósofo Karl Popper chamou mais tarde de “questões últimas”. As pessoas escutavam Einstein com atenção e respeito. Ele se tornou um gênio famoso, um intelecto de imenso prestígio, que conseguiu obter um status de ídolo cultural sem baixar o nível do discurso.

Este breve livro pretende explicar em termos simples e acessíveis as ideias científicas revolucionárias de Einstein, ideias que ainda moldam nosso mundo hoje, e explorar seu significado. Ninguém acha que um gênio científico é infalível. Ainda assim, o status de Einstein significa que vale muito a pena escutá-lo, especialmente quando se pensa em como entender nosso universo. Aqui temos a fascinação de Einstein por um “grande quadro” do nosso mundo e de nós mesmos. Refletem sobre como Einstein integrou pessoalmente ciência, ética e fé religiosa para obter uma descrição mais rica da realidade — se preferirem, uma teoria de tudo o que importa.

Ciência, ética e religião são empreendimentos bem diferentes, desempenhando papéis distintos em nossa vida e baseados em padrões de pensamento diferentes. Como, então, podemos reunir essas perspectivas singulares em um todo coerente? Esse é um problema genuíno, e Einstein nos ajuda a pensar sobre ele.

O livro possui sete capítulos bem organizados em duas partes: Parte 1 – Uma Revolução na ciência e Parte 2 – Uma teoria de tudo (Que importa), onde são explorado as ideias científicas de Einstein, seu verdadeiro foco é como ele tentou desenvolver uma visão coerente do mundo — uma “grande teoria de tudo” que abarcasse tanto nosso entendimento de como o mundo funciona quanto a questão mais profunda do que ele significa.

Einstein não foi apenas um grande cientista; foi um ser humano que refletia e que percebeu a importância de manter unidas nossas principais ideias e crenças. Suas reflexões sobre como criar esse “grande quadro” de nosso mundo e de nós mesmos podem nos ajudar a ir além da fragmentação de ideias e valores que se tornou uma característica central da cultura ocidental.
__________
MCGRATH, Alister E. Uma teoria de tudo (que importa): uma breve introdução a Einstein e suas ideias surpreendentes sobre Deus. São Paulo: Mundo Cristão, 2021.

Nenhum comentário: