quarta-feira, 26 de maio de 2021

INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA: O DESENVOLVIMENTO DO EVANGELHO EM TODA A ESCRITURA [Resenha 034/21]


A abordagem de estudo da teologia bíblica adotada por Goldsworthy segue o método sintético. Em outras palavras, o autor segue um tema teológico básico (Mittelpunkt) que percorre todas as partes do Antigo e do Novo Testamento para acompanhar seu desenvolvimento através da Escritura.

O objetivo desse método é a compreensão de um tema único (neste caso, o evangelho, consubstanciado no Reino de Deus) para explicar o conteúdo da Escritura. Esta obra é assim escrita com base na convicção de que “aprender a compreender a unidade da Bíblia, a sua mensagem única e integral de Gênesis a Apocalipse, é necessário para o entendimento correto do significado de qualquer texto isolado”. Assim, o autor foge da tendência de tratar um dos Testamentos isoladamente e oferece ao estudioso uma teologia bíblica que aborda o ensino das Escrituras por meio de um excelente resumo da história dos atos redentores e poderosos de Deus registrados progressivamente na narrativa bíblica.

Ao fazer essa síntese, deve-se apreciar como o autor mantém o foco, de forma vigorosa, em Jesus Cristo como o ponto culminante da história da redenção. Isso pode parecer óbvio, mas é de extrema importância, uma vez que os diferentes métodos e as complexidades da teologia bíblica muitas vezes podem levar o estudante desavisado para longe da cruz e da morte expiatória de nosso Senhor, desviando sua atenção para questões interessantes, mas meramente periféricas.

De modo magistral, Goldsworthy chama o leitor de volta para Jesus Cristo e luta para mostrar como o Antigo e o Novo Testamento se encaixam na Pessoa e na obra de Jesus. Com base nessa premissa, o autor responde a perguntas fundamentais, como: “Qual é o objetivo da teologia bíblica? Como podemos fazer uma teologia bíblica e ter certeza de estarmos lidando com a verdade? E qual é a relação entre o Antigo e o Novo Testamento?”.

Esta obra é, então, uma apresentação da mensagem da revelação de Deus em toda a Escritura, o que Goldsworthy faz com precisão ao reconstituir os movimentos da aliança graciosa de Deus, estabelecida na Criação, passando por Abraão, Davi e culminando em Jesus Cristo e na igreja. A apresentação de conceitos como tipo e antítipo, promessa e cumprimento, redenção realizada e aplicada dará, para muitos, a impressão de estarem lendo a Bíblia pela primeira vez.

O livro possui vinte capítulos, dividido em quatro partes: Primeira parte – Teologia Bíblica: Por quê? Segunda parte – Teologia Bíblica: Como? Terceira parte – Teologia Bíblica: O que? Quarta parte – Teologia Bíblica: Onde?

O autor escreve: Nesta obra, procurei fazer três coisas. Em primeiro lugar, apresentar ao leitor uma teologia integrada de toda a Bíblia. Em segundo, redigir essa apresentação introdutória reconhecendo totalmente a inspiração e a autoridade plenas da Bíblia como a Palavra de Deus. Em terceiro, escrever para os cristãos comuns sem tecnicidades desnecessárias. Por trás desse empenho, está a convicção de que aprender a compreender a unidade da Bíblia, a sua mensagem única e integral de Gênesis a Apocalipse, é necessário para o entendimento correto do significado de qualquer texto isolado.

SINOPSE: A enorme diversidade e complexidade da Bíblia pode assustar qualquer pessoa que queira estudá-la para de fato compreendê-la. Diante desse desafio, ser capaz de reconhecer a unidade das Escrituras é de grande valia na compreensão do significado de qualquer livro ou passagem.

A fim de ajudar o leitor a encarar esse desafio, Graeme Goldsworthy mostra como o tema do reino de Deus é desenvolvido progressivamente ao longo da história bíblica, identificando seus três elementos principais: Deus como Senhor que reina, o povo de Deus e a ordem criada em que ele e seu povo se relacionam.

Goldsworthy aborda o tema do reino de Deus pela lente do evangelho como ponto de partida para introduzir a mensagem de toda a Bíblia. A convicção do autor, expressa ao longo desta obra, é que cada parte da Bíblia ganha sentido mais pleno na obra salvífica de Cristo: sua vida, morte e ressurreição.
_______
GOLDSWORTHY, Graeme. Introdução à Teologia Bíblica: O desenvolvimento do Evangelho em toda a Escritura. São Paulo, SP: Vida Nova, 2018. 272p.

Nenhum comentário: