quarta-feira, 26 de maio de 2021

COMO CRIAR FILHOS FELIZES E OBEDIENTES [Resenha 035/21]


Toda mãe deseja que seus filhos se tornem pessoas bem-ajustadas, responsáveis, pessoas de quem possa se orgulhar. Quer vê-los enfrentando com segurança – e vencendo – os obstáculos da vida. E quem não deseja filhos que honrem aos pais, e lhes sejam obedientes, mesmo em tempos tão difíceis e em meio a tantas influências negativas?

Diante destes desafios, a autora se questiona e diz: “Mas o que é que Deus espera de mim? Afinal, no fim de tudo, é a ele que terei de prestar contas pela criação de meus filhos, e não aos entendidos, aos parentes e vizinhos. Será que a Bíblia diz alguma coisa, além da conhecida frase que diz – ‘O que retém a vara aborrece seu filho’”?

Em seguida questões são levantadas: Por que Deus fez as crianças? Quando um castigo deixa de ser punição e se torna maus tratos? O que provoca a rebelião? O que fazer quando as crianças brigam? Como uma criança pequena pode começar um relacionamento com Jesus? A resposta logo vem. Barbara Cook afirma que as respostas maravilhosas para todas essas perguntas estão na Palavra de Deus, A Bíblia fala de recompensas e de consequências negativas para as mães, e que contem orientações para se obter as compensações de caráter positivo.

O livro possui 16 capítulos divididos em três partes: Primeira parte - Lançando os fundamentos; Segunda parte – Ensinando os filhos a amar e servir a Deus; e Terceira parte – Preparando o filho para a vida. Todos estes capítulos, de antemão não se trata de um estudo exaustivo, mas são bastantes objetivos. Mostra como aplicar textos das Escrituras as quatros responsabilidades básicas de uma mãe: Suprir as necessidades físicas dos filhos; Aprender a amar seu filho; Ensinar os filhos a conhecer e a servir a Deus; Preparar os filhos para que venham a vencer na vida.

Finalmente, a autora escreve: “Esperamos que este livro possa constituir um ponto de partida e um objeto de estímulo para essa busca sincera. Se conseguirmos que as mães estudem a Bíblia, procurando nela as informações necessárias à sua tarefa, teremos atingido nosso objetivo.
__________
COOK, Bárbara. Como criar filhos felizes e obedientes. Belo Horizonte, MG: Betânia, 2009. 208p.

Nenhum comentário: