quinta-feira, 13 de maio de 2021

A TRINDADE, AS ESCRITURAS E A FUNÇÃO DO TEÓLOGO [Resenha 029/21]


Qual é a importância da doutrina de Deus para a adoração e para o cotidiano da igreja? Qual tem sido o modelo de teísmo na tradição do cristianismo? Será que há espaço para reavaliar de que forma temos refletido a respeito de Deus? Será que as Escrituras Sagradas podem nos ajudar nessa questão? Qual é a importância delas para nossa formulação doutrinária? Quão envolvido Deus esteve no processo de produção das Escrituras? Diante de temas tão importantes como esses, como os teólogos, que se dedicam a refletir sobre Deus com base em sua Palavra, podem ser úteis para a igreja? Para que servem os teólogos, afinal?

O Dr. Kevin J. Vanhoozer apresenta uma análise dessas questões, utilizando nos dois primeiros artigos uma abordagem trinitária. Embora publicados separadamente, os três artigos aqui reunidos mostram que o Deus trino e uno, que se revela e age em três pessoas, deve ser o paradigma para pensarmos a respeito de Deus, das Escrituras e da função pastoral-teológica.

O livro possui apenas três capítulos: (1) O Deus trino e uno do evangelho: o autor começa demonstrando a importância de uma compreensão correta sobre Deus para a adoração e o discipulado cristãos. A falta de conhecimento adequado do Deus revelado nas Escrituras gera um culto repleto de anseios idólatras que não agrada o Senhor. Portanto, uma doutrina de Deus correta é o remédio para o mal de adorar o que não é Deus que assola a igreja evangélica.

(2) Sagradas Escrituras: Como podemos afirmar que as palavras de Moisés, Pedro e Paulo são a Palavra a Deus? De que forma um livro escrito por homens pode ser também considerado de origem divina? Vanhoozer se propõe lidar com essas questões neste capítulo e o faz, novamente, de uma perspectiva trinitária.

(3) Para que servem os teólogos? Para que servem os teólogos? Qual é a utilidade deles para a igreja? Nesse capítulo, fruto de uma palestra ministrada em duas instituições de ensino teológico, Vanhoozer trata da função do teólogo por meio de ilustrações e imagens que demonstram a importância do teólogo-pastor para a igreja ao longo da história.

A doutrina correta é fundamental para a igreja, e essa doutrina deve ter seu ponto de partida no Deus trino e uno, que atua na história e nos chama a sermos agentes nela também. As Escrituras são a agência comunicadora da Trindade e servem, junto com a doutrina de Deus, de fundamentação para a elaboração da doutrina cristã. Por fim, os teólogos têm a tarefa de pensar e proclamar o Deus trino e uno que se revelou no evangelho, o remédio fundamental para a edificação da igreja de Cristo.
______________
VANHOOZER, Kevin J. A Trindade, as Escrituras e a função do teólogo: contribuições para uma teologia evangélica. São Paulo, SP: Edições Vida Nova, 2015. 128p.

Nenhum comentário: