quinta-feira, 13 de maio de 2021

EIS-ME AQUI! DESCUBRA O CHAMADO DE DEUS PARA SUA VIDA E CUMPRA-O COM EXCELÊNCIA [Resenha 030/21]


Paulo, recorrendo a metáfora do construtor, demonstra reconhecer a provisão de Deus no desempenho de vocações diferentes. É deus quem nos capacita para trabalharmos com sabedoria e eficiência: “Segundo a graça que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor” (1 Co 3.10). Portanto, o que Deus exige de nós é fidelidade no desempenho de nosso chamado (1 Co 4.1-2).

Desse modo, não devemos buscar simplesmente agradar ou esperar o reconhecimento de homens. A recompensa virá do Senhor, o reto Juiz que nos chamou e nos preservou fielmente em seu trabalho. A recompensa, aqui, que é proveniente da graça, está associada ao trabalho e não ao sucesso: “Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho” (1 Co 3.8)

O despenseiro fiel sempre tem em vista que prestará contas a Deus do uso que fez do que lhe foi confiado. O seu compromisso é com o Senhor (Rm 14.4). Nesse sentido, Paulo não se preocupava, simplesmente, em agradar homens, mas em ser fiel àquele que o vocacionara.

É sobre esse tema que Idauro Campos trata neste agradável livro. Em cinco capítulos, partindo da Parábola dos Talentos, o autor demonstra a sabedoria de Deus, que nos chama e encoraja a servir com o que ele mesmo nos tem dado. (Herminsten Maia)

“faz uma exposição com aplicações muito práticas para nossa vida. Usando seus próprios conhecimentos teológicos e sua sensibilidade pastoral, o autor destrincha os membros dessa história e de ficção preciosa, abrindo nosso entendimento para a resposta a muitas das questões que nos incomodam com relação ao chamado de cada um de nós” (Mauricio Zágari).
________
IDAURO, Campos. Eis-me aqui! Descubra o chamado de Deus para sua vida e cumpra-o com excelência. Rio de janeiro, RJ: Editora GodBooks, 2021. 96p.

Nenhum comentário: