quarta-feira, 12 de maio de 2021

ARAME FARPADO NO PARAÍSO [Resenha 028/21]


Arame farpado no paraíso é uma espécie de diário de viagem teológico. Aqui ele conta sobre uma viagem que fez ao Brasil com o objetivo de divulgar livros e visitar igrejas. O que ocorreu, no entanto, foi muito mais que um mero passeio turístico. O subtítulo do livro, “O Brasil visto por fora e um pastor visto por dentro” sinaliza que este registro de viagem passa não somente pelos marcos miliários interiores de um escritor e teólogo educado num lugar do planeta onde o cristianismo evangélico é minoria.

Tiago se emociona com detalhes que para todo brasileiro são corriqueiros e se assusta com a tranqüilidade que a população demonstra ao relatar histórias de crimes e tragédia. Mais freqüentemente, admira-se da afetividade que parece deixar toda a vida brasileira mais leve.

Em “Arame farpado no paraíso, há muitas razões para conhecer o Brasil e mais outras tantas para evitar o país. Há como sempre entre nós aqueles que enxergam arame farpado e aqueles outros que conseguem vislumbrar o paraíso. Se a viagem que o autor empreendeu para o Brasil é fascinante, a nossa excursão pela cabeça de Tiago Cavaco é ainda mais arrebatadora.

O livro além da apresentação e prelúdio traz dez capítulos onde oferece ao leitor uma nova versão de si mesmo e também de um país repleto de contradições. O olhar estrangeiro fará o leitor perceber que, mesmo em meio ao caos, um suspiro de graça pode fazer grande diferença.

O autor escreve: “Este é um volume que fala de uma viagem até o Brasil para toscamente simbolizar uma nova consciência de nossa perdição interior. O melhor que, enquanto autor, tenho para vos dar é esta esperança de vos poder ajudar a sentirem-se maus, merecedores do inferno. Só para pessoas assim é que a salvação serve para alguma coisa. Como Jesus dizia com ironia, respondendo às pessoas que estavam certas de não precisarem ser salvas, são os doentes que precisam de médico. O Salvador veio para os maus, para os ruins, para os que têm um dom para estragar tudo – eu sou um deles. E parte da minha história fica aqui, para obter de vós, queridos leitores, alguma companhia.
__________
CAVACO, Tiago. Arame farpado no paraíso: O Brasil visto de fora e um pastor visto de dentro. São Paulo, SP: Mundo Cristão, 2021

Nenhum comentário: