Reino dividido [Mateus 12.25] - Aqui está registrada uma lei conhecida, de que em todas as sociedades uma ruína comum é a conseqüência de disputas mútuas. Normalmente, as divisões acabam em devastações; se nós nos chocarmos, nos quebraremos; se nos separarmos uns dos outros, nos tornaremos uma presa fácil para um inimigo comum: “Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros” (Gl 5.15). As igrejas e as nações sabem disso por suas tristes experiências.
Reino dividido: como o pecado do sectarismo sabota a vontade de Deus para a igreja. Neste livro, o autor trabalha com a principal peça da divisão – o sectarismo. “O sectarismo talvez seja um dos maiores males do movimento evangélico contemporâneo em todo o mundo. Trata-se de um estado de espírito. É a disposição à intolerância, à intransigência [...]. O sectário faz de doutrinas secundárias, bandeiras partidárias, ideologias políticas e divergências denominacionais a causa última de sua existência. O sectário não acredita na unidade do corpo de Cristo”.
O livro, além dos agradecimentos, apresentação, prefácio e introdução, possuem sete capítulos: [1] O problema do sectarismo [2] Sectarismo e heresias [3] Apologética não deve ser sectária [4] Legalismo e sectarismo [5] O sectarismo é um problema da alma [6] Sectarismo nacionalista e [7] A catolicidade da igreja. O conteúdo destes capítulos, o autor vai “ao âmago dos problemas que nos causam separação”.
_____________
SIQUEIRA, Gutierres Fernandes. Reino dividido: como o pecado do sectarismo sabota a vontade de Deus para a igreja. Rio de Janeiro: GodBooks, 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário