quarta-feira, 26 de maio de 2021

EXCLUSÃO E ABRAÇO: UMA REFLEXÃO TEOLÓGICA SOBRE IDENTIDADE, ALTERIDADE E RECONCILIAÇÃO [Resenha 036/21]


Referência internacional, “Exclusão e abraço”, do teólogo croata Miroslav Volf, é uma das mais prestigiadas obras teológicas que trabalham pautas sociais e dilemas da contemporaneidade, como por exemplo: o simples fato de ser diferente de alguma forma, passou a ser definido como algo indesejado. Miroslav Volf afirma que a palavra curadora do evangelho precisa ser anunciada, e a teologia cristã não pode furtar-se a ignorar o quadro latente de ódio entre os diversos grupos de uma sociedade. A mensagem de Cristo é essencialmente reconciliatória, e nada melhor que a metáfora do abraço para anunciar a resposta cristã à exclusão.

Enormes problemas acontecem, diz Volf, quando excluímos o nosso inimigo da comunidade dos seres humanos e quando excluímos a nós mesmos da comunidade dos pecadores — quando esquecemos que não somos as pessoas perfeitas e boas, somos também as imperfeitas. Quando nos lembramos disso, nosso ódio não nos mata nem nos absorve, e de fato podemos sair por aí e trabalhar em busca de justiça. Com um texto envolvente, Volf põe em xeque a abordagem simplista em torno das divisões raciais e das mazelas globais e oferece aos leitores uma injeção de ânimo para a boa convivência e a prática do bem.

Desde a primeira edição lançada na década de 1990, Exclusão e abraço: Uma reflexão teológica sobre identidade, alteridade e reconciliação é considerado uma referência para quem deseja entender pautas sociais importantes. Neste livro, Volf analisa tensões de cunho cultural, étnico e racial das últimas décadas e propõe o diálogo entre sociedades com diferentes perspectivas, religiosas ou não. Um convite ao perdão, reconciliação, justiça e paz, tendo como base o exemplo do próprio Jesus, que deu o primeiro passo para se reconciliar com a humanidade.

O Livro além da Introdução “O ressurgimento da identidade”, possui sete capítulos divididos em duas partes. Chamo a atenção para o apêndice “Trindade, identidade e doação de si mesmo”. Sobre o livro, o autor diz: “Eu escrevi o livro para mim mesmo — e para todos aqueles que, num mundo de injustiça, mentira e violência, fizeram sua a história do evangelho e, portanto, não desejam nem relegar as exigências do Crucificado às tenebrosas regiões da irracionalidade nem abandonar a luta pela justiça, a verdade e a paz”. (p. 12, Exclusão e Abraço)
_______
VOLF, Miroslav. Exclusão e abraço: Uma reflexão teológica sobre identidade, alteridade e reconciliação. São Paulo, SP: Mundo Cristão. 2021.

Nenhum comentário: