sábado, 3 de outubro de 2020

O DEUS QUE NOS GUIA E GUARDA [Resenha 141/20]


O bom Pastor promete guiar você. Com essa premissa, os autores deste livro – J. I. Packer e Carolyn Nystrom trazem direcionamento divino para as decisões da vida. Todos os dias têm de enfrentar decisões: algumas grandes outras pequenas. Como cristãos, procuramos submeter às escolhas que fazemos à vontade Deus. Infelizmente, para muitos, o processo de discernir a vontade de Deus passou a ser algo marcado por medo e confusão, levantando perguntas como: “Deus nos guia? Se guia, como o faz? Como vou saber quando Ele está me guiando? E se eu cometer algum erro?

Por causa dessas dúvidas e medos, muitos crentes caminham com Deus como se andassem por terreno desconhecido, como se não soubessem onde estão pisando, mas precisamos nos lembrar que a verdade de Deus, e, portanto sua direção é luz para nossos pés! Porém, é preciso curar corações de experiências ruins e erradas em tentar buscar e seguir a direção de Deus, gerando frustração e feridas que atrapalham ainda mais a entender e seguir os direcionamentos do Senhor. Este livro traz ajuda nesse aspecto.

Neste livro, você encontrará sólidos fundamentos para entender como e por que Deus guia seu povo. Aprenda qual é o papel das Escrituras, do discernimento, da sabedoria, do conselho e do Espírito Santo em nos ajudar a descobrir a vontade de Deus. J. I. Packer e Carolyn Nystrom faz uma análise do Salmo 23. Eles mostram que Deus, no papel que ocupa na aliança como nosso Bom Pastor, prometeu guiar e guardar a nós, suas ovelhas. Não precisamos ter dúvida de que ele amorosamente concederá a orientação de que precisamos quando o buscamos. E podemos nos sentir encorajados pelo fato de que, do mesmo modo que um pastor sai em busca de suas ovelhas perdidas e as traz de volta ao caminho, o Bom Pastor fará o mesmo por nós.

O livro possui além prólogo, epílogo e apêndice, possui dez capítulos onde os autores confrontam toda a ansiedade que possamos sentir sobre a direção divina com toda a confiança e segurança de que precisamos nesse caso, pois a bondade de Deus é tamanha que o fluir de sua dádiva graciosa nunca cessa para os convidados de seu banquete, que são ao mesmo tempo sua família e seu rebanho.

“Como vimos, direção é uma palavra que para muitos cristãos inspira fascinação e medo. A fascinação é sentida porque os cristãos de fato querem ser divinamente guiados e sabem que há muitas passagens na Bíblia em que a direção divina é prometida aos que creem. O medo surge por suspeitarem que é difícil entender corretamente essa direção e por anteverem desastres ao interpretá-la de forma errada. [...] O fascínio e o medo são alimentados por uma inquietante sensação de incerteza quanto às maneiras pelas quais Deus orienta [...]” (Os Autores)
________________
PACKER, J. I. O Deus que nos guia e guarda: Direcionamento divino para as decisões da vida. São Paulo, SP: Edições Vida Nova, 2014. 352p.

Nenhum comentário: