quarta-feira, 14 de outubro de 2020

TEOLOGIA DA REFORMA [Resenha 151/20]


No ano em que a Reforma Protestante completou 500 anos, o Brasil ganhou grandes obras em português. Entre elas uma, que consideramos indispensável para quem que procura estudar mais sobre a fé cristã. Há 500 anos, a Igreja foi agitada por alguns personagens que propunham mudanças cruciais no cristianismo: os reformadores. Defendendo doutrinas como a justificação pela fé, a autoridade das Escrituras e a graça de Deus na salvação, eles enfrentaram as práticas religiosas vigentes e desafiaram dogmas estabelecidos há séculos no que ficou conhecido como Reforma Protestante.

No livro “Teologia da Reforma”, Matthew Barrett reuniu um time de teólogos e historiadores para falar sobre as doutrinas ensinadas e defendidas pelos reformadores. Michael Horton, Gerald Bay, Michael Reeves, Carl Trueman e muitos outros organizam um documento valioso para os cristãos, convocando-os a aprender com os líderes da Reforma e se apoiar em doutrinas baseadas na Bíblia que têm sido passadas de geração em geração.

Além disso, Teologia da Reforma fornece um resumo sistemático do pensamento reformado. Embora nem todos os assuntos possam ter sido tratados nesta obra, nem todos os reformadores em grande profundidade, este livro abrange o maior loci de teologia reformada. Em suam este livro serve como uma introdução à teologia dos reformadores.

“O distintivo da Reforma, porém, é que sua profunda preocupação teológica foi o próprio Evangelho. Em outras palavras, a Reforma foi uma ênfase renovada na doutrina correta, e a doutrina que estava no centro das atenções era uma boa compreensão da graça de Deus no evangelho de seu Filho, Jesus Cristo. Em parte, isso é o que distingue Lutero dos precursores da Reforma”, diz um trecho da obra.

Matthew Barrett, PhD em teologia, é tutor de teologia sistemática e história da Igreja na Oak Hill Theological College em Londres, além de editor da revista Creed Magazine. É autor e editor de diversos livros cristãos.
____________________
BARRET, Matthew. Teologia da Reforma. Rio de Janeiro, RJ: Thomas Nelson Brasil, 2017. 704p.

Nenhum comentário: