segunda-feira, 12 de outubro de 2020

A VIDA INTELECTUAL [Resenha 144/20]


O livro do padre Sertillanges surpreende por sua abrangência. Quais virtudes são necessárias à vida intelectual? É necessário disciplinar o corpo? Como ordenar o tempo de estudo? Qual a relação entre alimentação e inteligência? Como lidar com a necessidade de solidão e de participar de uma comunidade? Tudo isso e muito mais você encontra neste livro inspirador.

Com a pretensão de apontar um caminho seguro para aqueles cristãos que desejam ter uma personalidade intelectual e sentem-se vocacionados a esse trabalho, Antonin Dalmace Sertillanges escreveu uma verdadeira teoria da vida intelectual, como ele mesmo classifica o livro.

As orientações que Sertillanges nos dá, ainda nas primeiras páginas, são um tesouro: não precisa ser um gênio para realizar grandes obras, basta uma superioridade do espírito, disciplina e confiança na Providência; o intelectual não deve se isolar do mundo nem dos homens de seu tempo; não é necessário ter todo o tempo do mundo, mas utilizar bem o tempo que tem; o mesmo com os meios: não é necessário fazer os melhores cursos, ter as melhores bibliotecas nem estar com os melhores professores, pois, “mais vale a solidão apaixonada, em que toda semente produz cem por um, e todo raio de Sol um dourado outonal.”

Sertillanges diz que o trabalho intelectual é uma vocação; é o que perpassa toda a vida do homem que decide atender a esse chamado; entende o intelectual como um consagrado. Isso fica claro no primeiro capítulo, “A vocação intelectual”.

Alguns pontos importantes: (1) A vida intelectual se define pelo trabalho voltado aos estudos. Não apenas o fato de estudar, mas de organizar a própria a vida, de ter como meta existencial ser um estudante, ser um contemplador das ciências. (2) A vocação não se tratar de apenas ler livros espaçadamente de forma superficial, mas de penetração, continuidade, método. (3) Você dispõe de duas horas por dia? Comprometa-se a resguardá-la com todo o egoísmo possível, a empregá-las com todo o ardor possível, e, em seguida, tomar o cálice amargo da leitura das páginas. Se você está disposto a isto, se está mais do que confiante a isso, você está em bons caminhos.

Como padre, ele afirma que no exercício intelectual o espírito de oração é fundamental. “A inteligência desempenha plenamente seu papel exercendo uma função religiosa, quer dizer, prestando um culto à verdade suprema através da verdade reduzida e dispersa.”; “A Verdade em si mesma é uma, e a Verdade é Deus.” 

O livro, além do de dois prefácios e uma introdução possui nove capítulos: (1) A vocação intelectual. (2) As virtudes de um intelectual cristão. (3) A organização da vida. (4) O tempo do trabalho. (5) O campo do trabalho. (6) O Espírito do trabalho. (7) A preparação do trabalho: leitura, memória, anotações. (8) O trabalho criador e (9) O trabalhador e o homem.
___________________________
SERTILLANGES, A. D. A vida intelectual: seu espírito, suas condições, seus métodos. São Paulo: É Realizações, 2010.

Créditos
https://medium.com/@ivison.alves99/resenha-a-vida-intelectual-de-a-d-sertillanges-ed-kirion-8b679c4021e4

https://institutovaloreverdade.org/notas-de-a-vida-intelectual-de-a-d-sertillanges-6c7ea9227052

Nenhum comentário: