sexta-feira, 23 de outubro de 2020

O ADVOGADO DO DIABO [Resenha 154/20]


Publicado originalmente em 1959, O advogado do diabo consagrou o australiano Morris West como um dos melhores escritores de sua geração. Cuida dos personagens. Introduz nuances psicológicas, problemas sociais, e, além disso, é um excelente observador da natureza humana, de suas frustrações e insatisfações. Conhece e retrata os valores de cada personagem com abundância de detalhes e economia de palavras que fazem um texto enxuto, preciso e ponderado. Encantador.

O cenário do romance é um vilarejo miserável do sul da Itália nos primeiros anos após a Segunda Guerra Mundial. Este vilarejo tem por nome Calábria, onde surge um culto à memória de um homem chamado Giacomo Nerone, que fora assassinado por comunistas e é visto como santo pelos habitantes locais logo após sua morte e a quem são atribuídos milagres. A devoção popular chama a atenção do Vaticano, que avalia a possibilidade de abrir um processo de canonização. Para confirmar a santidade, o sacerdote inglês Blaise Meredith é enviado com a missão de descobrir e denunciar fatos que possam impedir a santificação de Nerone.

Blaisse Meredith, “um homem que traz em seu coração a poeira das bibliotecas" é designado pelo Bispo de Valenta para exercer as funções de advogado do diabo: cuja obrigação é encontrar e denunciar todos os fatos que possam depor contra a honra do candidato a santidade. Na ocasião em que precisa decidir se aceita ou não a missão descobre após uma consulta médica que tem um carcinoma em estágio adiantado e que uma cirurgia pode lhe dá algum alivio e mais algum tempo de vida. Ele reflete sobre toda a sua vida e percebe o quanto ela foi inútil. Seguiu a carreira que sua vocação indicou cheio de esperanças e ideais, os anos passaram-se e os ideais foram esquecidos era apenas mais um padre entre tantos outros. Vivendo do lado de dentro dos muros do Vaticano pouco vira do mundo e pouco fizera por outras pessoas, não amara e não fora amado, ninguém jamais sentiria falta dele. No entanto ainda poderia mudar alguma coisa, sabia dos riscos dessa viagem com relação a sua saúde, pois teria de renunciar a cirurgia que poderia vir a lhe trazer algum alivío e também mais algum tempo de vida.

Dentre os personagens, podemos conhecer Ana de Sanctis, a condessa da região que se apaixonou por Nerone em vão. Nina Sanduzzi, que deu origem à Paolo Sanduzzi, jovem que despertava desejos homossexuais no pintor Nicholas Black. E Aldo Meyer, principal testemunha que depôs a verdadeira história de Giacomo.

No decorrer de sua investigação entremeado pelas crises terríveis causadas por sua doença em estágio cada vez mais avançado com o passar dos dias, vê-se envolvido em uma rede de intrigas e dissimulações movida pelas pessoas que conhecera o beato, inclusive sua amante que teve um filho dele, um médico judeu e uma rica e bela condessa.

É um livro com uma mensagem forte e um final surpreendente e comovente.
___________________
WEST, Morris. O Advogado do diabo. São Paulo, SP. Editora Círculo do Livro, 1986.

Nenhum comentário: