segunda-feira, 12 de outubro de 2020

O MUNDO DO SENHOR DOS ANÉIS [Resenha 146/20]


Este livro é um texto sui generis, relacionado aos estudos sobre a obra do autor inglês J. R. R. Tolkien. Esta obra desperta paixão nos leitores desde as décadas de 30 e 50, quando do lançamento, respectivamente, de O Hobbit e de O Senhor dos Anéis. Com esses livros, aquele humilde professor de linguística em Oxford tornou-se o patriarca de toda uma linhagem de escritores dedicados ao subgênero hoje designado como literatura fantástica ou de fantasia.

O autor nos mostra, com este volume, que, apesar de sua formação e produção literária estarem primordialmente direcionadas ao âmbito do Direito e da Filosofia, o mundo fantástico dos hobbits, elfos e anões não é apreciado apenas por jovens leitores fascinados pela fantasia, mas também por estudioso maduros e pertencentes aos mais variados campos da atividade intelectual.

Demonstrando grande paciência e detalhismo, o autor mergulha nas quatros obras que Tolkien dedicou à Terra Média e nos proporciona uma sinopse de todas, relacionando-as, colocando os fatos em ordem cronológica, e ainda destacando as classes de personagens através de um código de cores que nos permite pesquisar fatos e enredos como facilidade. Fornece ainda uma curta biografia de J. R. R. Tolkien e um estudo inicial de personagens e seus paralelos com a mitologia grega, nórdica e o cristianismo, influências inegavelmente presentes nas histórias.

O texto não se propõe a analisar profundamente o conteúdo dos livros, mas, para o estudioso da obra, para os contadores de histórias, para ensaístas e ficcionistas que se baseiam em Tolkien, e que muitas vezes não conseguem localizar determinando episódio nas centenas de páginas de O Hobbit, O Senhor dos Anéis, O Silmarillion e s Contos Inacabados, este livro é de grande utilidade, tornando-se uma indispensável obra de referência e consulta.

A obra está ilustrada com os belíssimos quadros de Ted Nasmith e dos irmãos Hildebrandt, notáveis artistas que plasmaram em pinturas a fértil imaginação tolkiana. Outro destaque para obra é seu acabamento e diagramação leve e bem planejada. O livro é totalmente colorido e ilustrado, e os personagens são divididos por cores para identificar sua árvore genealógica, de forma a auxiliar o leitor no pronto entendimento do número imenso de seres que aparecem nas histórias de Tolkien.
_________________
MARTINS FILHO, Ives Gandra. O mundo do Senhor dos Anéis: vida e obra de J. R. R. Tolkien. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2006.

Nenhum comentário: