segunda-feira, 12 de outubro de 2020

UM EVANGELHO DE ESPERANÇA [Resenha 147/20]


Repleto de insights importantes sobre espiritualidade e cultura, Walter Brueggemann propõe reflexões sobre a relevância da fé cristã em meio aos desafios da sociedade contemporânea.

A sociedade parece mergulhar cada vez mais num estado de inquietação e ansiedade, causado pela busca incessante de poder e prazer. Sentimentos como ingratidão e insuficiência têm afetado muitas vidas. Por isso, muitos estão sofrendo de depressão e sentem um profundo vazio. Essa é a tônica do livro “Um evangelho de esperança”, do renomado teólogo Walter Brueggemann.

Resgatando a sabedoria contida nas Escrituras, Brueggemann nos estimula a assumir uma audaciosa postura de enfrentamento contra nossa tendência de agarrar-nos ao que é "seguro e rotineiro". Afinal, sem audácia e espírito criativo, seremos irrelevantes para a sociedade contemporânea.

A cada capítulo, o leitor é conduzido por uma série de reflexões que o ajudarão a avaliar e a lidar com os diversos desafios da sociedade contemporânea. Num verdadeiro tour de force, Brueggemann presenteia o público com descobertas penetrantes sobre espiritualidade e cultura. E explora tópicos que variam de ansiedade e abundância a partidarismo e o papel da fé na vida pública.

Por meio de seu texto instigante e provocativo, o autor ainda destaca que a sociedade vive numa “situação de emergência”, na qual o Evangelho pode ter importância decisiva - “A esperança requer uma Fonte e um Agente de novidade que, de maneiras inescrutáveis, seja gerador, que não seja cativo de velhos hábitos ou de compromissos com o presente. Essa é, sem dúvida, uma declaração teológica acerca do caráter de Deus […] A esperança requer uma comunidade de fé e ação aberta para a novidade que será concedida como dádiva. A esperança é, verdadeiramente, uma atividade comunitária, pois ninguém pode ter plena esperança sozinho”.

Além do prefácio, o livro contém doze capítulos concebidos como um compilado de textos breves, mas profundos, Um evangelho de esperança é uma excelente opção para a leitura devocional, para o estudo individual ou em grupo e como um recurso inspirativo na elaboração de sermões e debates.
__________________
BRUEGGEMANN, Walter. Um Evangelho de esperança. São Paulo, SP: Mundo Cristão, 2020. 176p.

Nenhum comentário: