quinta-feira, 13 de agosto de 2020

EVIDÊNCIA INICIAL [Resenha 137/20]


Historicamente, como tem sido assumida a doutrina do batismo no Espírito Santo nas mais variadas tradições cristãs? Como as igrejas do Oriente e Ocidente se posicionaram teologicamente a respeito? Qual teria sido a influência de Charles Parham e William Seymour na formulação da doutrina que determina o ethos de milhões de Pentecostais mundo afora?

É importante a citação desses dois líderes, pois muitas são as controvérsias que envolvem a teologia da evidência inicial. Charles Parham defendeu-a como o ponto central do pentecostalismo, que funcionaria como uma bênção do Senhor visando celeridade na evangelização das nações, com a derrubada de barreiras idiomáticas que separam os homens centenas de línguas e dialetos. William Seymour, outro importante líder pioneiro do movimento pentecostal, em sua teologicamente madura e em razão de muitos conflitos com outros líderes, afirmou que a evidência do batismo no Espírito era o dom do amor.

Gary McGee, que foi professor de História da Igreja no Seminário Teológico das Assembleias de Deus em Springfield, Missouri, edita a obra “Evidência Inicial: Perspectivas históricas e bíblicas sobre a doutrina Pentecostal do batismo no Espírito”, traz a resposta para inúmeras perguntas cruciais sobre o tema. O que o Pentecostalismo brasileiro precisa aprender de suas tradições? É o que você saberá com Evidência Inicial.

O livro com 288 páginas está dividido em duas partes. (1) A evidência inicial na perspectiva histórica. Esta parte concentra-se no desenvolvimento histórico da doutrina e (2) Evidência inicial e o texto bíblico: quatro perspectivas. Esta parte inclui quatro ensaios exegéticos sobre a evidência inicial por diferentes ângulos. Estas duas partes são compostas por 13 capítulos, cada um assinado por um especialista, incluindo teólogos, historiadores e exegetas. Eles apresentam sua visão sobre a doutrina que estabeleceu as línguas como a evidência física inicial do batismo com Espírito Santo. Entre eles, além de McGee, estão Stanley Burgess, Robert Menzies, Larry Hurtado, Cecil Robeck Jr. e Donald Johns.

O editor afirma que esses ensaios, sem dúvida, desencadeiam muitas respostas. A fé e os pressupostos de alguns serão confrontados com descobertas históricas recentes ou em oposição às exposições bíblicas da doutrina. Outros, no entanto, podem descobrir um novo significado para suas experiências carismáticas de glossolalia, ou talvez possam ser forçados a reconsiderar suas suposições sobre o batismo do Espírito Santo. Em todo caso, se este exame limitado do batismo pentecostal e da doutrina da evidência inicial suscitar mais discussões, diálogo, pesquisa e melhor entendimento dentro do corpo de cristo, e terá cumprido seu propósito.
________________
MCGEE, Gary. Evidência inicial: perspectivas bíblicas e históricas sobre a doutrina pentecostal do batismo no Espírito. Natal, RN: Editora Carisma, 2019.

Nenhum comentário: