sábado, 1 de agosto de 2020

A DEVOÇÃO TRINITÁRIA DE JOHN OWEN [Resenha 123/20]


A série intitulada Um Perfil de Homens Piedosos destaca figuras-chave desses homens ligados, à graça soberana na procissão que perpassa as eras. O propósito da série é examinar como essas pessoas usaram seus dons e habilidades, dados por Deus, para impactar seu tempo expandir e reino do céu. Por serem totalmente dedicados a seguir a Cristo, o exemplo que deram é digno de ser imitado hoje. Este volume, escrito por Sinclair Ferguson, foca aquele que é considerado o maior dos teólogos puritanos ingleses, John Owen.

John Owen viveu de 1616 a 1683. Muitas de suas obras foram publicadas durante seu tempo de vida, e tantas outras foram publicadas pouco tempo depois de sua morte. Duas diferentes coleções dos seus escritos surgiram no século XIX. Mas até meados do século XX, tanto o seu nome quanto seus livros caíram em quase total obscuridade. Na providência de deus, as obras de Owen começaram a ser republicadas em 1965.

A vida monumental de Owen foi marcada por sua realização intelectual superior. Tomou-se pastor, capelão de Oliver Cromwell, e vice-chanceler da Universidade de Oxford. Sua obra mais influente, “A Morte da Morte na Morte de Cristo” (1647), escrita quando contava apenas trinta e um anos de idade, é uma extensa reflexão sobre a vida intra-trinitariana de Deus na encarnação e expiação de Jesus Cristo. Este trabalho seminal lançou Owen em um caminho de meditação e reflexão trinitária. Ele deixou ricos tratados e sermões sobre a comunhão trinitária que um cristão pode ter com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo. Talvez nenhum outro teólogo inglês tenha gasto mais tempo na contemplação da eterna Divindade, e o estudo de Owen traduzia zelosa paixão pelo evangelho e dedicação a Cristo. John Owen é figura altaneira, eminentemente digna de ser retratada no esboço biográfico da série.

Este é o principal livro que recomendo sobre John Owen. Além da apresentação e prefácio, o livro possui cinco capítulos, onde observamos que é muito mais que uma introdução a Owen; é, ao mesmo tempo, uma meditação rica e profundamente tocante sobre a comunhão com nosso glorioso Deus trino. Temos aqui um banquete de manjar dos anjos.

Steven Lawson escreve: “Que o Senhor use este livro para levantar uma nova geração de crentes, que levem a mensagem do evangelho e influenciem este mundo. Por meio deste perfil, que você seja fortalecido para andar de modo digno da vocação a que foi chamado. Que você seja zeloso em sua devoção ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, para a glória de seu nome e o avanço de seu reino”.
______________
FERGUSON, Sinclair B. A devoção trinitária de John Owen. São José dos Campos, SP: Editora Fiel, 2015. 136p.

Nenhum comentário: