sábado, 8 de agosto de 2020

VIVENDO PARA A GLÓRIA DE DEUS [Resenha 132/20]

Este livro apresenta-nos uma perspectiva bem equilibrada e agradável da tradição reformada (o calvinismo como ele realmente é). Apresenta-nos elementos básicos da história da teologia reformada e do confessionalismo, bem como o ensino calvinista sobre a salvação, a piedade, o crescimento, a igreja, a pregação, a evangelização, o casamento, a família, apolítica, a ética, a doxologia (a idéia de viver toda a vida para a honra de Deus – da qual o livro recebe o título) e muito mais. Todo o panorama retratado neste ajudará a fortalecer, em nosso tempo, a fé reformada confessional e experimental – a grande e central tradição reformada proveniente do melhor calvinismo britânico (puritano e escocês) e holandês (a segunda reforma).

Vivendo para a Glória de Deus está dividido em seis partes com um total de vinte e oito capítulos. Desses vinte e oito capítulos, Beeke contribuiu com dezoito. Os outros dez capítulos consistem de contribuições do Dr. Sinclair Ferguson, Dr. James M. Grier, Dr. Michael A.G. Haykin, Dr. Nelson D. Kloosterman, Rev. Ray B. Lanning, Dr. Robert W. Oliver, Ray Pennings, e Dr. Derek W.H. Thomas. Todos esses homens são autores talentosos, e os seus capítulos são consistentemente bem escritos.

(1) O Calvinismo na história. Composta por dois capítulos, o autor dá uma breve introdução histórica à Reforma Protestante, à teologia Calvinista e às suas repercussões na história, como a produção de inúmeras confissões de fé e catequismos professantes da fé reformada. (2) O Calvinismo na mente. Esta é a parte mais polêmica do livro. Possui 9 capítulos e trata dos famosos Cinco Pontos do Calvinismo. O que me chamou a atenção é a cênfase pastoral dada a cada um dos pontos é bastante evidente e faz com que o leitor não só entenda do que se trata cada ponto, mas medite nas implicações dele em sua vida. (3) O Calvinismo no coração. Esta foi a parte que mais gostei de ler e que tem me feito refletir bastante sobre minha vida com Deus. Aqui são tratados assuntos como habitação do Espírito, piedade, santificação do pensamento e santificação na prática. (4) O Calvinismo na Igreja. Esta parte trata da eclesiologia reformada. Ou seja, a relação do Calvinismo com o culto, com a pregação e com a evangelização. Estes pontos são apresentados tanto a partir da ótica de Calvino quanto dos Puritanos e nos ajudam a entender que o Calvinismo ajuda e incentiva profundamente a evangelização e nos traz confiança ao proclamarmos a mensagem da cruz. (5) O Calvinismo na prática Nesta penúltima parte, vários autores são convidados a tratar de assuntos práticos da vida e como eles são vistos a partir da teologia calvinista. O tema mais tratado aqui foram as relações familiares, especialmente o casamento. Além do casamento, são também tratadas as implicações práticas do calvinismo no trabalho e na ética. (6) O alvo do Calvinismo. Esta é a parte final do livro, possuindo um único capítulo chamado “Doxologia”. O propósito dele é nos lembrar que tudo é sobre Jesus Cristo. Todo o plano da salvação, desde a eleição até a glorificação converge a Cristo. Quando encontramos na Bíblia e entendemos o significado das doutrinas da Graça, a reação do nosso coração deve ser uma profunda reverência e um profundo sentimento de adoração.

O autor escreve que o alvo deste livro são os leigos e os pastores interessados em aprender os ensinos básicos do calvinismo. Espero que o livro sirva como um resumo estimulante a uma fonte de revigoramento para aqueles que já são calvinistas ávidos, assim como aos que já estão familiarizados com muito do seu conteúdo.
________________
BEEKE, Joel. Vivendo para a glória de Deus: uma introdução a fé reformada. São José dos Campos, SP: Editora Fiel, 2016. 414p.

Nenhum comentário: