terça-feira, 8 de junho de 2021

O PAI SESSENTA MINUTOS [Resenha 038/21]


O autor, Rob Parsons é diretor-executivo da entidade sem fins lucrativos Proteção à Família (Care for the Family), que organiza seminários sobre temas relativos à família. Neste livro, o autor escreve sobre uma pesquisa realizada nos Estados Unidos realizadas com homens que tinham filhos. A pergunta: “Quantos minutos por dia os pais dedicam com exclusividade a seus filhos durante a semana?” A resposta foi: entre 15 e 20 minutos. Parece pouco? Os pesquisadores, pelo visto, acharam muito e decidiram fazer um teste. Instalaram microfones nos pais e nas crianças e chegaram a uma chocante conclusão. Em média, os pais consultados na pesquisa dedicam incríveis 40 segundos diários a seus filhos, divididos em três encontros de dez a 15 segundos cada. (p.39)

Para Parsons, os homens dedicam pouco tempo aos filhos não por serem maus pais, mas por não conseguirem equilibrar vida profissional e familiar. “Para mostrarmos que somos bons profissionais, muitas vezes inventamos trabalhos desnecessários". Os pais alimentam a ilusão de, num futuro próximo, poder dedicar mais tempo para a família. A resposta padrão aos pedidos dos filhos é “vamos deixar isso para amanhã". Quando o dia mais calmo finalmente, os filhos já estão crescidos e serão eles a dizer “amanhã a gente se encontra". Segundo Parsons, se os pais derem atenção aos filhos quando pequenos, provavelmente terão bom relacionamento com eles durante a adolescência e na idade adulta. “Quando estiver com seu filho", diz, “concentre-se na criança e mostre o quanto ela é importante”.

O livro está dividido em dez capítulos, ou como o autor estabeleceu “dez metas”. É um livro dirigido a homens ocupados que exercem ou deveriam exercer a função de pai. Quem quiser pode ler em uma hora. Em cinco metas, são inseridas páginas intituladas “sessenta segundos”, que trazem um resumo do que foi dito até ali. Também em uma das metas há uma página intitulada “um segundo”. Quem não tem tempo para ler o livro todo, deve ler pelo menos essa. E se houver alguém que não tem condições de ler nem essa, está numa situação péssima, pior do que imagina.

“O exercício da função de pai não é fácil. Além disso, não temos a menor garantia de que tudo dará certo com nossos filhos. Entretanto podemos nos precaver para que, quando chegar o dia de relembrarmos o passado, possamos reconhecer que, pelo menos, fizemos o melhor que podíamos.” (Rob Parsons)
_________
PARSONS, Rob. O Pai sessenta minutos. Curitiba, PR: Editora Betânia, 2018.

Nenhum comentário: