quarta-feira, 9 de junho de 2021

COMO DEUS TRANSFORMA A TRISTEZA EM ALEGRIA [Resenha 039/21]


A Bíblia Sagrada apresenta o registro mais fiel e detalhado da condição humana. Desde os tempos antigos nós nos comportamos de maneira ambígua, revelando virtudes e fraquezas, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, religião, idade ou classe social. Trata-se de um infeliz legado da queda do ser humano. Uma prova disso, é que todos nós passamos por momentos difíceis e, às vezes, chegamos a pensar que a alegria é apenas uma lembrança distante. Acordamos pela manhã e vamos para a cama à noite com lágrimas, a ponto de o horizonte de possibilidades desaparecer diante dos nossos olhos. Questionamos: “Isso é tudo o que Deus tem para mim? Serei feliz de novo?”.

Portanto, refletir sobre a dor e o sofrimento humano não é tarefa fácil, mas é necessária, especialmente quando essa reflexão tem as Escrituras como ponto de partida. Mesmo em meio a este dilema, quando observamos as Escrituras percebemos que a transformação da tristeza em alegria é algo sobrenatural, poderoso e, verdadeiramente, um agir de Cristo. É o desfrute da consolação e do fortalecimento que vêm à medida que conhecemos mais e mais a Deus e sua liberdade já concedida a nós. Deus, contudo, é especialista em transformar tristeza em alegria. A Bíblia afirma: “Transformaste meu pranto em dança; tiraste minhas roupas de luto e me vestiste de alegria” (Sl 30.11, NVT).

Num tempo em que os púlpitos e os livros insistem em propor uma vida cristã ilusória, refém do conforto humano, celebro e recomendo esta nova obra de Luciano Subirá. Não se trata de mais uma tentativa de negar o preço que a carreira da fé exige, com renúncias e lágrimas constantes. Na verdade, o que o autor se propõe fazer é mostrar, com a abundante argumentação bíblica que se tornou sua marca registrada, a importância do sofrimento para a formação do caráter e para o testemunho público de alguém que segue a Cristo. Não pense, porém, que você verá aqui a defesa do sofrer como expressão de espiritualidade por si mesmo. Antes, o que esta leitura lhe dará é a percepção de que chorar será, muitas vezes, o único caminho para se provar a alegria do propósito, a única que invade a eternidade.

Além do prefácio e introdução, o livro possui nove capítulos e uma palavra final. Um texto que traz uma abordagem que trabalha a teologia da dor. Leitura indispensável para os que assumem a sua humanidade e abraçam a graça consoladora de Deus, e também para os que lidam de perto com o sofrimento alheio, como enfermeiros de Deus na cura de feridas da alma.
__________
SUBIRÁ, Luciano. Como Deus transforma a tristeza em alegria. São Paulo, SP: Mundo Cristão, 2021.

Nenhum comentário: