sábado, 26 de junho de 2021

VIVA COMO UM NARNIANO: DISCIPULADO NAS CRÔNICAS DE LEWIS [Resenha 047/21]


Este livro foi escrito para amigos de Nárnia. Na avaliação do autor, sua utilidade é diretamente proporcional à familiaridade com as crônicas. Todos os capítulos pressupõem que o leitor conheça os personagens dos livros, o enredo básico de cada história, as principais cenas e citações, e assim por diante. Embora, sem dúvida, alguns possam tirar proveito dele sem o conhecimento prévio de Nárnia, eu não recomendaria isso, seja porque sem esse conhecimento o leitor ficará confuso, seja porque não desejo prejudicar os leitores que porventura venham a entrar no guarda-roupa sozinhos.

O autor escreve: “Acredito que o que escrevi aqui é verdadeiro e fiel às intenções de Lewis. No entanto, prefiro que as pessoas leiam esses capítulos e digam “Sim! É exatamente isso o que eu sempre pensei sobre essa cena, ou esse personagem ou esse tema!” a que peguem as ideias que escrevi e saiam numa caçada por elas em algum lugar do Ermo ocidental.”

Àqueles que se consideram narnianos livres e filhos da Arquelândia — em nome do Leão, bem-vindos. Histórias são irredutivelmente histórias; não podemos resumi-las em ensaios, por mais verdadeiros e precisos que sejam. Flannery O’Connor disse, em algum lugar, que uma história é uma maneira de dizer algo que não pode ser dito de outro modo, e é preciso que cada palavra da história diga qual é o significado. Lewis é um mestre dessa comunicação narrativa, tácita e implícita. Sua maneira de “descrever” algo deixa uma impressão mais profunda do que qualquer ensaio pode esperar conseguir.

Alguém já disse que o que Lewis pensou sobre tudo estava secretamente presente no que ele escreveu sobre nada, então não é nenhuma surpresa descobrir em Nárnia a cosmovisão impetuosa que ele detalhou em sua obra de não ficção. O mundo que Lewis criou está permeado de riquezas teológicas, colocadas ali como veios de ouro correndo pelas montanhas do Colorado. Por muito tempo esperei por um livro breve que se empenhasse em escavar os principais temas teológicos de Nárnia em um formato simples e claro, que invocasse os escritos de não ficção de Lewis como comentário para iluminar as histórias narnianas e, acima de tudo, um livro sobre essa criatura dourada e radiante mais terrível e bela do que qualquer coisa em toda a Nárnia e este mundo juntos. A espera acabou. Viva como um narniano, de Joe Rigney, é um feito magistral.

Baseando-se em outros escritos de Lewis e nas próprias Crônicas, Joe Rigney mostra o modo intrincado e às vezes sutil por que Lewis pretendia que seus amados contos de fadas moldassem nosso coração e mente. Ao fazê-lo, Rigney recomenda as crônicas de Lewis como uma parte frutífera do discipulado cristão, de modo que, ao ler essas histórias, respirar sua atmosfera e procurar viver como narnianos, sejamos maravilhosamente transformados à imagem de Jesus Cristo — o Grande Leão e Grande Rei sobre todos os reis.
__________
Rigney, Joe. Viva como um narniano: Discipulado cristão nas Crônicas de Lewis. Brasília, DF: Editora Monergismo, 2020. 204p.

Nenhum comentário: