sábado, 26 de junho de 2021

DISCIPULADO ESTRATÉGICO - IMPLANTAÇÃO E FORTALECIMENTO DO DISCIPULADO A PARTIR DAS ESTRATÉGIAS DE LIDERANÇA DE NEEMIAS [Resenha 048/21]


O profeta Neemias foi o governador de Jerusalém, que reconstruiu os muros da cidade. Neemias lutou pela reforma social e motivou o povo a obedecer a Deus. Ele trabalhou como copeiro do rei Artaxerxes, mas ainda que estivesse longe de sua cidade e preocupado com seu povo, Neemias jamais abandonou os ensinamentos das Escrituras Sagradas. A reconstrução dos muros aconteceu em tempo recorde: 52 dias! Os inimigos do povo de Israel mal conseguiram acreditar que isso era possível.

Neemias liderou pessoas, administrou projetos, conduziu o povo à mudança de mentalidade e comportamento. Particularmente, entendo que Neemias é um ‘discipulador’, pois guiou muitas pessoas à mudança de vida e contribuiu para a transformação de uma nação.

Neste DISCIPULADO ESTRATÉTICO , o autor que conquistou milhares de leitores em seu primeiro livro – Emaús, o discipulado que faz arder o coração – traz uma abordagem inédita, onde detalha os cuidados e as atitudes que o discipulador deve ter. Usando o exemplo do profeta Neemias, o autor fala sobre abnegação, conhecimento da realidade, sensibilidade espiritual, oração e jejum, submissão, organização, determinação, comunicação, foco certo, coração dirigível, exposição das Escrituras Sagradas, louvor e adoração, dízimos, primícias e dízimos, que devem fazer parte da vida tanto do discipulador quanto do discipulando.

Além do prefácio e introdução, o livro possui 15 capitulos, fundamentados no ensino das Escrituras sobre a vida de Neemias, o autor apresenta 15 orientações importantes para implantar e fortalecer o discipulado na igreja local – isso é “Discipulado Estratégico”.

Discipulado é compartilhar vida. Cada um de nós é chamado a levar o novo convertido a crescer na graça e no conhecimento da Palavra de Deus e este conteúdo muito auxiliará nessa tão importante e relevante missão.
__________
LIMA, Quemuel. Discipulado estratégico – Implantação e fortalecimento do discipulado a partir das estratégias de liderança de Neemias. Curitiba, PR: A.D. Santos Editora, 2019. 152p.

Nenhum comentário: