sexta-feira, 18 de junho de 2021

FELICIDADE VERDADEIRA: AS BEM-AVENTURANÇAS E A REAL ALEGRIA DOS FILHOS DE DEUS [Resenha 043/21]


As bem-aventuranças são um tratado sobre a verdadeira felicidade cristã. Para a surpresa de muitos, isso não significa, necessariamente, ser ou estar constantemente com um sorriso no rosto. Para que possamos compreender com exatidão, à luz do evangelho de Cristo, o que é a real alegria de um filho e uma filha de Deus, precisamos determinar o que define a vida de quem é verdadeiramente regenerado pelo Espírito Santo. Como a alegria do cidadão do Reino de Deus é demonstrada e vivenciada? É disso que trataremos neste livro.

A partir da exposição de Mateus 5.1-12, veremos aquilo que as Escrituras revelam acerca do real contentamento bíblico, uma bem-aventurança por vez. E, para absorvermos esse conceito de forma sólida, consciente e profunda, precisamos ter como ponto de partida uma realidade da fé cristã: Deus é alegre.

Essa percepção aponta para uma realidade profundamente espiritual: Deus é feliz e tem prazer em que seu povo também seja feliz — bem-aventurado. Deus é um ser realizado, que desfruta de plena felicidade e alegria em sua glória. De igual modo, nossa vida deve ser marcada pela alegria de conhecer quem Deus é.

Nas bem-aventuranças, Jesus nos apresenta o caminho da alegria e revela o que a marca. Fato é que as bem-aventuranças estão diretamente ligadas ao caráter cristão, isto é, revelam quem o filho de Deus é e como ele age em decorrência de quem é.

Além do prefácio e introdução, o livro possui sete capítulos onde trata de cada uma das bem-aventuranças. O autor nos mostra que as bem-aventuranças possuem uma estrutura comum, que parte da constatação de que feliz é aquele que é de determinada maneira porque receberá determinada bênção. Assim, a felicidade do crente em Jesus se manifesta de forma tanto presente, na expressão de seu caráter, quanto futura, pelo que ele receberá.
_________

CAMPOS Jr., Heber. Felicidade verdadeira: As bem-aventuranças e a real alegria dos filhos de Deus. Rio de Janeiro, RJ: GodBooks, 2021.

Nenhum comentário: