sexta-feira, 18 de junho de 2021

TEOLOGIA BÍBLICA NA PRÁTICA: UM GUIA PARA A VIDA IGREJA [Resenha 042/21]


Falando de teologia bíblica podemos argumentar o seguinte: (1) Normalmente, você precisa ir a diferentes seções da livraria para encontrar bons livros sobre teologia bíblica, teologia sistemática, ministério, igreja e vida cristã. No mínimo, a relação entre teoria e prática parece tensa. (2) Todo pregador ou professor consciente da Bíblia, mais cedo ou mais tarde, enfrenta questões sobre a natureza da teologia bíblica, sua relação com a doutrina (teologia sistemática) e a aplicação prática de ambas ao ministério que edifica a igreja. (3) A teologia bíblica é a ferramenta que falta para muitos pastores — ainda assim, é uma ferramenta essencial para lidar corretamente com a Palavra de Deus.

Segundo o apóstolo Paulo, uma das obras centrais do ministério pastoral é manejar bem a palavra da verdade (2Tm 2.15), e é preciso estudo diligente para ser capaz de fazê-lo. De acordo com Michael Lawrence, também é vital aplicar corretamente a Palavra da verdade à vida de uma congregação e ter certeza de que a aplicação é fiel à história unida de toda a Escritura. Em seu livro Teologia bíblica na prática, Lawrence habilmente guia seus leitores na construção de uma teologia bíblica, “a história toda da Bíblia toda”, e os ensina como extrair lições dessa história. Mas a batida do coração de Lawrence é a aplicação correta da história e essas lições para os cenários da vida diária que todo ministro enfrenta. Este trabalho é um manual sucinto e legível sobre a aplicação correta do enredo de toda a Bíblia às questões comuns da vida cotidiana que os pastores inevitavelmente enfrentarão ao ministrarem no século XXI. É uma adição valiosa para a biblioteca de qualquer pastor que anseia ver a Palavra de Deus dar frutos para a eternidade.

Além do prefácio e introdução, o livro possui 12 capítulos, divididos em três seções: O capítulo 1 apresenta algumas das ferramentas básicas da exegese. Os capítulos 2 e 3 apresentam as ferramentas básicas da teologia bíblica. Os capítulos 4 e 5 referem-se à comparação entre teologia bíblica e teologia sistemática, bem como uma discussão sobre o que é a teologia sistemática e como pensar teologicamente. Depois, nos capítulos 6 a 10, temos cinco diferentes temas bíblico-teológicos, a fim de considerar o que eles nos ensinam para uma teologia sistemática de relevância pastoral. Os capítulos 11 e 12 são os mais práticos de todos. O capítulo 11 apresentará vários “estudos de caso” sobre pregação. No capítulo 12, o autor conclui considerando a relevância da teologia bíblica para outras áreas do ministério, incluindo aconselhamento, missões e muito mais.

Michael Lawrence acredita que bons pastores são teólogos e bons teólogos são pastores. Para todos que acreditam que a teologia precisa da igreja e a igreja precisa de teologia, este será um recurso bem-vindo. Para aqueles que desejam refletir sobre esta ideia, será um recurso atraente.
_______
LAWRENCE, Michael. Teologia bíblica na prática: um guia para a vida da igreja. São José dos Campos, SP: Editora Fiel, 2020

Nenhum comentário: