segunda-feira, 18 de julho de 2022

UM MINUTO: RECUPERE A CRIATIVIDADE, CONQUISTE NEGÓCIOS E ENTREGUE O MELHOR TRABALHO [Resenha 065/2022]


Em tempos de trabalho remoto, em que as equipes passam a maior parte do tempo conectadas, nunca foi tão necessário "ter um minuto, um minuto para pensar, um minuto para respirar e se realinhar consigo mesmo e com sua missão", defende Juliet Funt, autora de A Minute to Think. Depois de trabalhar com organizações como Spotify, National Geographic, Nike, pepsiCo, Sephora e ESPN, a escritora estadunidense Juliet Funt reúne toda a experiência sobre gestão de tempo na obra Um minuto. O livro é publicado no Brasil pela Editora Hábito e convida o leitor a fazer uma pausa estratégica em meio aos incêndios do dia a dia.

Nesta obra, a proposta da autora é aquele sujeito que vive assoberbado de trabalho, pare tudo e recupere a criatividade, conquiste negócios e entregue o melhor trabalho. Portanto, temos aqui um guia poderoso com permissão, estrutura e orientação específica para: (1) Recuperar o controle do seu dia de trabalho sobrecarregado, cafeína do e cheio de mensagens na caixa de entrada. (2) Liberar você e sua equipe do esgotamento e do trabalho intenso. (3) Recuperar a criatividade e o foco, apesar do caos ao seu redor. (4) Projetar suas próximas normas de trabalho. (5) Dominar a besta do e-mail e fugir do atoleiro de reuniões e (6) Encontrar o seu minuto precioso para pensar.

O livro possui 11 capítulos, divididos em três partes: Na primeira parte, “A cultura da insaciabilidade”, você vai encontrar o elemento ausente em nossa vida agitada que vai facilitar o trabalho e tomá-lo mais gratificante, e também vai aprender por que não o agarramos com firmeza. Na segunda parte, “O caminho de acesso ao espaço em branco”, você vai descobrir um método progressivo que o ajudará a conscientizar-se das forças que o prendem ao trabalho exaustivo e dos hábitos mentais de que necessita para livrar-se delas. E na terceira parte, “Aplicação dos princípios”, você será treinado para usar ferramentas a fim de melhorar a fluidez de seu trabalho, a comunicação com a equipe, as reuniões, os e-mails, a cultura da empresa e sua vida fora do trabalho.

Se antes fazer uma pausa parecia impensável, com “Um minuto” é possível entender os benefícios de interromper o fluxo de ações diárias para aumentar o desempenho, seja na área profissional ou pessoal. “Você verá como a pausa continua a expandir-se, surpreender e suprir. É o que desejo para você”, afirma Juliet no epílogo da obra.
_____
FUNT. Juliet. Um minuto: recupere a criatividade, conquiste negócios e entregue o melhor trabalho. São Paulo, SP: Editora Hábito, 2022.

Disponível na Editora Hábito

Nenhum comentário: