quarta-feira, 13 de julho de 2022

UM INIMIGO DO PAI [Resenha 063/2022]


O INIMIGO DO POVO – Trata-se de uma peça de teatro escrita pelo dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, publicada em 1882, estreando um ano depois em Oslo em 13 de janeiro de 1883. No seu lançamento a peça transformou-se num sucesso imediato em toda a Europa. Anarquistas e marxistas fizeram suas leituras e interpretações. Como diz a sinopse, “A peça é um verdadeiro libelo da luta solitária de um homem em prol daquilo que considera ser a verdade e a sua consciência moral”.

CONTEXTO - Em Um Inimigo do Povo, Henrik Ibsen põe em cena a trágica e intragável posição do livre-pensador. Representado na peça pelo personagem do Dr. Stockmann, um médico que descobre que a principal fonte de renda da cidade – o balneário municipal – com suas águas medicinais, estava sendo contaminada pelos esgotos de algumas das residências próximas, ou seja, a água continha elementos tóxicos. Os editores do jornal local A Voz do Povo abre espaço para que o Dr. Stockmann possa conscientizar a população sobre os malefícios das águas do Balneário. Deste ponto em diante começa todo o dilema do livre pensador. O prefeito – seu irmão - se mostra avesso à ideia de divulgação da notícia sobre a contaminação das águas, alertando para o fato de que espantaria os visitantes e levaria à falência tanto o balneário como a própria prefeitura e todos os negócios que dependiam dele e o ameaça a não levar adiante a história, ameaçando-o de perder seu emprego e ter a opinião pública voltada contra ele. Contudo, mesmo diante de todas as ameaças o médico não se afasta de suas convicções morais, mesmo após ter perdido o emprego, ver a sua casa apedrejada pela população e ter sido tentado por suborno.

O AUTOR – Henrik Ibsen nasceu em Skien, na Noruega em 1828, filho de prósperos comerciantes, mas, a família ficou reduzida à pobreza depois do fechamento da destilaria da família e o menino foi obrigado a trabalhar como assistente farmacêutico. A vida de escritor o acompanhou desde cedo, alçando-o ao mundo da fama. Irá morrer em 1906, na mesma Noruega, em Oslo, após uma série de derrames.

CONCLUSÃO - Apesar de se tratar de uma ficção, esta peça teatral demonstra as dificuldades que podem ser enfrentadas quando se almeja o bem comum. Mas uma questão se impõe, quem detém o monopólio dos interesses da coletividade? Um setor organizado da sociedade, os governantes, a grande massa da população, um indivíduo isolado? Nenhum destes pode ser considerado defensores exclusivos do interesse geral, porque este se refere a toda sociedade, e todos os seus integrantes detém em maior ou menor grau, direito de influir no processo decisório.
_______
IBSEN, Henrik. Um inimigo do povo. Porto Alegre, RS: L&PM Editores, 2022. 160p.

Disponível em todos os formatos e tamanhos
LPM Editores
Amazon

Nenhum comentário: